Os Mapas Estratégicos mostram a missão, visão, valores, resultados esperados, perspectivas de gestão e objetivos estratégicos de uma instituição. Eles devem orientar a elaboração do plano de ação, a alocação de recursos e a execução das ações pretendidas.

Com esse propósito, um dos produtos desenvolvido no âmbito do Projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS (PFGE-SUS), fruto da parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), foi a construção, junto às respectivas equipes técnicas, dos mapas estratégicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde (SES), orientados, entre outras ferramentas, pelos referenciais do Planejamento Estratégico Situacional (PES), Balance Scorecard (BSC) e matriz SWOT.

Acesse os links abaixo e conheça os Mapas Estratégicos das SES!

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Mapas estratégicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/mapas_estrategicos_secretarias_saude_Brasil.pdf