Margareth Dalcolmo toma posse na Academia Nacional de Medicina

Nésio Fernandes, Margareth Dalcolmo e sen. Fabiano Contarato. Foto: Cristina Granato

Tomou posse hoje (21), para ocupar a cadeira de número 12 da Academia Nacional de Medicina (ANM), a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, ocupando a posição que foi do médico pediatra Azor José de Lima, falecido em agosto de 2020.

A cerimônia contou com a presença de Nésio Fernandes, presidente do Conass e secretário de estado da Saúde do Espírito Santo, estado natal de Dalcomo. Fernandes destacou que a médica capixaba foi uma das mais importantes vozes no combate à desinformação durante o enfrentamento da grave pandemia de Covid-19 no Brasil. “A medicina se levantou durante a pandemia e médicos com grande decoro e responsabilidade defenderam, com autoridade, a medicina de ciência e consciência. Dalcomo é exemplo máximo dessa expressão”, disse.

A pesquisadora, que é a quinta mulher a se tornar membro da Academia, também é membro de outras entidades voltadas à ciência e saúde, como as sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, e o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente do Conass lembra que a posse ocorre na semana em que é comemorado o dia do médico, tornando a ocasião ainda mais especial. “Recentemente, no dia do médico, refletia sobre o médico que o Brasil precisa. O SUS precisa de médicos como Margareth Dalcomo! Precisamos seguir o exemplo dela”, destaca Fernandes.

 

Academia Nacional de Medicina

Fundada no Rio de Janeiro sob o reinado do imperador Dom Pedro I, em 30 de junho de 1829, a ANM mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18 horas, para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Esta reunião faz da Academia Nacional de Medicina a mais antiga e única entidade científica dedicada à saúde a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo. A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribui prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros.


Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000