Maternidade promoverá semana com ações diferenciadas

Celton Ramos – SES/RR

Como parte do projeto “Cuidando do Cuidador”, que visa atividades de valorização e promoção de qualidade de vida aos profissionais de saúde, o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth promoverá atividades de valorização e bem-estar aos profissionais de enfermagem (enfermeiros, auxiliares e técnicos). A programação vai acontecer de 13 a 17 de maio, tendo parceiros na ação fisioterapeutas e odontólogos do HMI.

A iniciativa da coordenação de enfermagem do hospital quer, com essa programação, que levará uma semana, comemorar o dia Nacional do Enfermeiro, neste domingo, 12 de maio, e o dia Nacional do Técnico de Enfermagem, próximo dia 20 de maio. Atualmente, o quadro do HMI é composto por 70 enfermeiros, sendo 20 enfermeiros-obstetras, 16 atuando na UTI Neonatal e os demais enfermeiros auxiliares. A unidade ainda conta com 350 técnicos e auxiliares de enfermagem.

Durante a semana de enfermagem os profissionais poderão contar com massagem relaxante, limpeza facial, drenagem linfática. Dentro do previsto está contemplado também atendimento odontológico, um novo serviço a ser ofertado pela maternidade, a partir deste domingo.
Segundo Fernanda Soares, coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, as atividades não atrapalharão os atendimentos aos usuários. O esquema foi bem pensado para que não haja transtorno, até porque as escalas são bem completas e definidas.  “As massagens levam uma hora para serem executadas, desse modo faremos agendamentos, para ninguém ficar ocioso aguardando”, comentou.

Cuidar do cuidador é possibilitar aos profissionais que cuidam da saúde dos outros, cuidar de si mesmo. “Se um profissional se sente valorizado, em seu ambiente de trabalho, as pessoas que dependem desse colaborador serão mais bem atendidas e, consequentemente, o atendimento será mais gratificante para ambos”, avaliou.

Fernanda diz que as datas comemorativas representam um ganho muito importante para a valorização do serviço e, em especial, à saúde do profissional. Além do que, define o papel de cada profissional. “A data serve para reforçar as reivindicações solicitadas. A de formação continuada. Nesta semana toda a categoria da unidade passa por atualização sobre os dez passos da amamentação”, ressaltou.

ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br