MENSAGEM AO NOVO MINISTRO DA SAÚDE – DR MARCELO QUEIROGA

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) saúda o médico Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde. Esperamos que as ações em defesa da saúde de todos os brasileiros sejam sinérgicas, reunindo os esforços dos governos federal, estaduais e municipais, bem como da sociedade.

Mais do que nunca, a população necessita de uma coordenação nacional para o enfrentamento da Covid-19, com ações precisas, amparadas na ciência, que garantam a prevenção de novos contágios, facilitem o diagnóstico oportuno de doentes e da assistência a todos os brasileiros.

Ao longo do último ano, o Conass alertou reiteradas vezes sobre os perigos da ausência de uma condução unificada e coerente de combate à pandemia. As consequências são sentidas nos hospitais lotados, nas filas de atendimento, no luto de um número crescente de famílias.

O atraso na aquisição de vacinas, a ausência de campanhas de comunicação para reforçar a importância de medidas de prevenção agravaram ainda mais a crise, sentida na rede assistencial pública e privada. É urgente a adoção de medidas que garantam a imunização de toda população, com a maior rapidez possível.

Ressaltamos ainda que o Sistema Único de Saúde é de gestão tripartite, composta pelos governos federal, estaduais e municipais, assentada em diálogo permanente e decisões coletivas, visando, sobretudo, superar a emergência em saúde pública provocada pela Covid-19, através da integração de todas as estratégias cientificamente prescritas. Não há tempo a perder!

Mantendo a expectativa de dias melhores para o povo brasileiro, desejamos sucesso para o novo ministro e uma boa gestão para o SUS!

 

Carlos Lula
Presidente do Conass

Foto em destaque: divulgação AMB

Versão em PDF.