Minas Gerais apresenta no Conass, projeto para melhoria das coberturas vacinais no estado

Brasília – A superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Elice Eliane Nobre, a professora Fernanda Penido Matozinhos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e equipe, reuniram-se na quinta-feira (06), com os assessores técnicos do Conass, Fernando Avendanho e Nereu Henrique Mansano para apresentar o projeto Estratégias para o aumento da Cobertura Vacinal em Crianças menores de dois anos no Estado de Minas Gerais.

Elice enfatizou que, apesar de estimular a vacinação em todos as idades, o foco desta primeira etapa do projeto contempla crianças de um a dois anos de idade. “Por meio da UFMG, fizemos uma análise das 28 Regionais de Saúde que contemplam os 853 municípios do estado. A análise concluiu que oito regionais apresentavam cenários muito desfavoráveis em relação aos demais e então começamos o projeto nesses municípios”, explicou.

O projeto, desenvolvido no último trimestre de 2021, teve sua execução iniciada em março deste ano a partir de oficinas nas regionais escolhidas. Participam o Cosems MG, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância, vacinadores, representantes de agentes comunitários e parceiros que os municípios julgarem pertinentes.

Nas oficinas, a equipe de Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES/MG apresenta os eixos dos projetos (mobilização social, parcerias, infraestrutura, logística entre outros) e elenca os indicadores importantes da rotina da APS, orientando os municípios a elaborarem um plano de ação que seja exequível a partir das realidades de cada um. A execução desses planos é monitorada pela SES. “Nosso objetivo é resgatar exatamente aquilo que é rotina da atenção primária. É um projeto simples no sentido de sinalizar que todo município pode resgatar a ação da APS”, disse a superintendente.

Até o momento 17 unidades regionais estão participando da iniciativa, atingindo em torno de 400 municípios com a participação de aproximadamente 1580 profissionais. “Nas três unidades regionais que estamos monitorando atualmente, temos observado uma tendência de melhora dos índices em relação ao ano de 2021, visto que os dados que temos são até julho de 2022”. ressaltou.

Elice também chamou a atenção para outra iniciativa que o projeto contempla e que diz respeito a atuação dos vacinadores. A previsão é de que ainda neste mês, quatro mil vacinadores das salas de vacina do estado sejam atualizados, por meio de um curso na modalidade a distância, em uma parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, sendo o curso estendido em mais duas mil vagas para 2023. “Além disso pretendemos fazer um curso de monitor de sala de vacina para termos um contingente de 250 monitores no estado trabalhando de forma rotineira, ou seja, não apenas atualizar o vacinador, mas pensar também em uma capacitação dos novos vacinadores que forem inseridos na rede de atenção”.

O assessor técnico do Conass, Fernando Avendanho, enfatizou que a iniciativa da SES/MG é de grande importância para se fazer um diagnóstico da situação das coberturas vacinais no estado e propor soluções para que haja recuperação dessa importante ferramenta, evitando assim o recrudescimento de doenças imunopreviníveis e melhorar a saúde da população. Uma das formas que foi sugerida para que se dê visibilidade deste importante projeto, será a sua apresentação aos técnicos das secretarias estaduais de saúde na reunião das Câmaras Técnicas do Conass de Epidemiologia e de Atenção Primária.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000