Ministério da Saúde disponibiliza manual de medicamento para o tratamento de intoxicações por cianeto
O Ministério da Saúde publicou, na última quarta-feira (26/01), o Manual de Disponibilização de cloridrato de hidroxocobalamina para o tratamento de intoxicações por cianeto, no âmbito da Assistência Farmacêutica. Voltado para gestores, profissionais de saúde e a sociedade em geral, a publicação visa orientar a rede quanto ao uso, armazenamento e utilização do medicamento no caso de intoxicações por cianeto, além do resumo quanto aos pontos históricos da disponibilização do medicamento na Assistência Farmacêutica.
A expectativa é que o documento facilite o entendimento por parte dos usuários e dos gestores sobre o manejo, o armazenamento, a importância da intervenção em tempo hábil com a correta administração e quaisquer particularidades na utilização da hidroxocobalamina na intoxicação por cianeto
A intoxicação por cianeto é um evento de gravidade alta, podendo estar relacionado com diversas catástrofes, caracterizando um grande avanço no SUS a incorporação da hidoxocobalamina para intervenção nessa situação.
O Ministério da Saúde vem fornecendo o kit de hidroxocobalamina 5 g, aplicação injetável, bem como orientando por diretrizes para o armazenamento, a administração, a distribuição e o monitoramento.
—
Fonte: Ministério da Saúde