Ministério da Saúde promove evento de Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS

O evento fortalece a integração entre conhecimento e políticas de saúde no Brasil.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), realiza, entre os dias 3 e 4 de dezembro, o encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: Integração entre Conhecimento Científico e Políticas de Saúde, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário da SCTIE, Carlos Gadelha, e o Diretor do Decit, Antônio Carlos Campos, entregarão o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS dos anos 2012 e 2013.

O evento abordará temas relacionados com o complexo industrial da saúde, pesquisa científica, tecnologias, inovação e gestão em saúde e contará com a participação de cerca de 600 convidados, entre autoridades internacionais e brasileiras, presidentes e diretores de instituições parceiras, gestores locais e estaduais de saúde. Convidados internacionais ampliarão as perspectivas do debate sobre integração entre ciência e políticas de saúde. Kalypso Chalkidou (NICE), Clifford Goodman (HTAi), John N. Lavis (McMaster University e Ulysses Panisset (OMS) estão confirmados como palestrantes.

A tradução do conhecimento científico, avaliação de tecnologias em saúde, pesquisas clínicas e fomento à pesquisa serão temas nas 19 atividades promovidas durante o encontro, dentre conferências, mostras, painéis e seminários. O evento também será transmitido em tempo real pelo Ministério da Saúde e contará com cobertura nas redes sociais (Twitter: @cienciasus; Facebook.com/cienciasus; e instagram: @cienciasus).

Atividades plenárias

A conferência de abertura do evento, na manhã do dia 03, acontecerá no auditório principal com participação do Secretário da SCTIE/MS, Carlos Gadelha, que recebrá o diretor do McMaster Health Forum (Canadá), John Lavis, para conferência sobre desafios e estratégias para redução da lacuna entre o saber e o fazer na Saúde Pública.

A programação segue com apresentação de experiências e resultados de estudos desenvolvidos no Brasil para a produção de conhecimento científico com aplicação nas políticas públicas de saúde. A mostra de experiências será conduzida polo Presidente da ABRASCO, Luis Eugênio Portela, e terá como expositores Paulo Lotufo, da USP, com o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA); Joyce Schramm, da Fiocruz/RJ, com o Estudo Carga de Doenças; Aldaisa Sposati, da PUC/SP, com o Estudo Métricas Territoriais de Proteção Social; Luciano Moreira, da Fiocruz/MG, Programa Eliminate Dengue – Brasil; e Alexander Precioso, do Instituto Butantã, apresenta o estudo Vacina para Dengue.

A abertura oficial do evento acontecerá na noite do dia 3, com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha e de ciência, tecnologia e inovação,  Marco Antonio Raupp, além de autoridades, pesquisadores, gestores de saúde e representantes da sociedade civil organizada

No segundo dia, as atividades plenárias se iniciam com o painel Tradução do conhecimento em sistemas e serviços de saúde nas perspectivas do NICE, HTAi e McMaster Health Forum que terá como explanadores os convidados internacionais Kalipso Chalkidou, Clifford Goodman e John Lavis, sendo moderado pelo Secretário da SCTIE/MS, Carlos Gadelha.

A última atividade plenária abordará a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS) sob diferentes perspectivas. A mesa será presidida pelo diretor do Decit/SCTIE/MS, Antônio Carlos Campos, e contará com a participação de representantes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e  Academia Nacional de Medicina (ANM).

As atividades plenárias contarão com relatoria o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB), em parceria com o DECIT/SCTIE/MS.

Pesquisa Clínica

A coordenação geral de Pesquisa Clínica do Decit/SCTIE/MS realizará três atividades durante o evento: o V Encontro da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) em Hospitais de Ensino, que tem como objetivo fortalecer a RNPC e favorecer a colaboração com os Hospitais de Excelência; a exposição do Case Report Form (formulário de apresentação de dados em pesquisa clínica) eletrônico em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos) e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO); e o Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos Contratados em 2013 pela coordenação, que tem como foco a Rede Nacional de Pesquisas em Acidente Vascular Cerebral (RNPAVC) e a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Câncer (RNPCC).

Avaliação de Tecnologias em Saúde

A coordenação geral de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) do Decit/SCTIE/MS promoverá reuniões com os membros da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). Além disso, em parceria com a EVIPNet Brasil, apresentará o painel Oportunidades para a gestão da saúde: evidências para a tomada de decisão, no dia 4 de dezembro, dirigido a pesquisadores e gestores de todos os níveis do SUS e seus apoiadores. Esse painel contará com a participação dos convidados internacionais e apresentará as experiências e as redes de apoio à tomada de decisão informada por evidências no âmbito do Ministério da Saúde.

Fomento à Pesquisa em Saúde

A coordenação geral de Fomento à Pesquisa em Saúde do Decit/SCTIE/MS realizará o Encontro Nacional do PPSUS, a reunião do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e o Seminário de Avaliação de Projetos – Terapia celular. Ocorrerão, ainda, duas oficinas de prioridades promovidas pelo Fomento: Doenças Neurodegenerativas e Distúrbios Neuropsiquiátricos, voltadas para pesquisadores das áreas, que serão objetos de chamada pública a ser lançada pelo Decit/SCTIE/MS em 2014.

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

Durante o encontro serão divulgados os vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS dos anos de 2012 e 2013, promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS). Os prêmios conferidos nas categorias Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado e Monografia de Especialização ou Residência são de R$195 mil reais, somados os dois anos.

Lançamento de publicações

Serão lançadas durante o encontro, quatro publicações do Ministério da Saúde:
•        Avaliação da atenção ao pré-natal, ao parto e aos menores de um ano na Amazônia Legal e no Nordeste, Brasil, 2010;

•        Síntese de Evidências para Políticas de Saúde: reduzindo a mortalidade perinatal;

•        Livro do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2012;

•        Livro do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2013.

Atividades temáticas

As atividades temáticas ocorrerão em horários opostos ao dos eventos no auditório principal e com limitação de vagas. Os participantes poderão selecionar, dentre as 13 atividades oferecidas, àquelas de seu interesse.
·  Oportunidades para a gestão da saúde: evidências para a tomada de decisão (com a participação de três expositores internacionais);

· Seminário – Políticas de saúde informadas por evidências científicas: fronteiras e desafios para a tradução do conhecimento para o SUS (com a participação de três expositores internacionais);

· VI Reunião do Conselho Consultivo da EVIPNet Brasil.

· Encontro Nacional do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS;

· VII Reunião da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS;

· V Encontro da Rede Nacional de Pesquisa Clínica;

· Oficina de prioridades – Doenças Neurodegenerativas;

· Oficina de prioridades – Distúrbios Neuropsiquiátricos;

· Seminário de Avaliação Parcial de Projetos – Chamada 36/2012 Terapia Celular;

· Reunião do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto – ELSA-Brasil;

· Estandes dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT);

· IV Reunião do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – REBRATS;

· Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos projetos de Pesquisa Clínica contratados em 2013;

Para mais informações acesse o portal do encontro Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: integração entre conhecimento científico e políticas de saúde pelo endereço http://portal.saude.gov.br/sctie/decit/cienciasus