Ministério da Saúde reforça atendimento às vítimas em Santa Maria (RS)

 

O Ministério da Saúde informa que o ministro Alexandre Padilha acompanha ações desenvolvidas para atendimento às vítimas do incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (28), em boate de Santa Maria (RS).

O Ministério da Saúde deslocou membros da Força Nacional do SUS para a região e intensificou ações das Unidades de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), equipados com respiradores para Santa Maria. A maioria das vítimas até o momento são por inalação respiratória. Foram abertas 64 leitos de UTI e 36 leitos de Semi-UTIs em Porto Alegre, mobilizando hospitais da rede pública e privada. Houve ainda o deslocamento de 5 ambulâncias do SAMU.

Em articulação com o governo do Paraná, o MS enviará uma aeronave e um helicóptero com equipe médica completa e equipamentos para deslocamento das vítimas. As duas aeronaves chegam ainda no domingo à Santa Maria. Também serão enviados 30 respiradores e 30 oxímetros do depósito das ambulâncias do Samu em Tatuí (RS).

Também foram acionados dois centros de queimados de referência em Porto Alegre e Unidade de Emergência do Grupo Hospital Conceição (GHC), além de leitos de UTI da região metropolitana, incluindo Canoas e Caxias, para transferência de vítimas, que será coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde.

Familiares das vítimas receberão suporte médico e psicológico de 20 equipes de profissionais.

Assista à coletiva de imprensa de Alexandre Padilha, direto de Santa Maria (RS), na tarde de 27 de janeiro de 2013. O ministro fala sobre as ações relativas às vítimas do incêndio ocorrido na Boate Kiss nesta madrugada.