Ministro da Saúde participa da oficina de avaliação das Redes Cegonha e RUE

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou hoje (07), do segundo dia da Oficina Tripartite de Avaliação da Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência. Aproximadamente 140 pessoas, entre técnicos das secretarias estaduais de saúde e representantes do Conasems e do Ministério da Saúde, participam da oficina que acontece no Auditório Externo da Fiocruz/Brasília.

Chioro falou sobre a importância da avaliação das redes a fim de qualifica-las observando que este é um item que compõe a Agenda Prioritária Tripartite para 2015. O ministro também chamou a atenção para a necessidade de se levar em consideração as singularidades das Regiões de Saúde, que segundo ele são tratadas como se fossem únicas.  “Nós tratamos as 438 regiões de saúde como se fossem iguais, mas elas não são e nós precisamos considerar as suas especificidades”, disse.

Outro ponto levantado por ele foi o papel das secretarias estaduais de saúde (SES) enquanto coordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e a participação dos municípios no processo de pactuação regional. “Sem a firme coordenação das SES não conseguiremos ter redes. É imprescindível que as secretarias estaduais assumam o seu papel organizador e coordenador das redes de atenção da gestão local, assim como é imprescindível também que os municípios participem do processo de pactuação regional para que de fato possamos fazer uma regionalização cooperativa e solidária capaz de construir redes de acordo com a nossa realidade e que respondam as necessidades essenciais para sustentabilidade do sistema”, observou.

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000