Moradores de Magé recebem tomógrafo móvel pela 6ª vez

Oferta de exames de tomografia irá beneficiar 450 pessoas. Guapimirim, Duque de Caxias, Teresópolis e Itaboraí também poderão encaminhar pacientes

SES/RJ

O tomógrafo móvel computadorizado (TCM) chega a Magé nesta terça-feira, dia 26 de março, e permanece até 27 de abril. O projeto da Secretaria de Estado de Saúde (SES) visa tomar acessível o diagnóstico avançado por imagem para pacientes que têm indicação para este tipo de procedimento. Até agora, já foram realizados 66.868 exames, somando os dois tomógrafos móveis que circulam pelo estado. O projeto foi implementado em 2009. O serviço móvel por imagem conta também com uma ressonância magnética, que já realizou 21.352 exames.

O aparelho ficará na Praça Nilo Peçanha – em frente à Prefeitura, e deverá beneficiar cerca de 450 pacientes. As secretarias municipais de Saúde de Guapimirim, Duque de Caxias, Teresópolis e Itaboraí também poderão agendar consultas para seus moradores. Esta é a 6º vez que o tomógrafo atende a população de Magé, onde já foram feitos 5.299 procedimentos.

O TCM funciona das 7h30 às 18h30 e, aos sábados e feriados, das 7h30 às 15h. Cada aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possui, ainda, com vestiário para o paciente.

Agendamentos – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Rapidez e conforto – Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br

Foto: Internet