Mostra Estadual de Cuidado Farmacêutico será realizada em 22 de junho

A Secretaria da Saúde (SES/RS) promove, em parceria com o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, a I Mostra Estadual de Cuidado Farmacêutico, no dia 22/6, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. O objetivo é conhecer e divulgar experiências e projetos bem sucedidos na área de Cuidado Farmacêutico desenvolvidos pelos serviços e profissionais da saúde dos municípios do Rio Grande do Sul e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).

A mostra será apresentada durante a 2ª edição do Simpósio Regional de Assistência Farmacêutica (SIMFAR), que será focado na implementação do cuidado farmacêutico e o uso racional de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para participar da mostra, os profissionais farmacêuticos podem enviar trabalhos em formato de experiências que sejam referentes a um dos quatro eixos temáticos:
1- Campanha Farmácia vai à Escola
2- Implementação do Programa Farmácia Cuidar+:utilização do recurso financeiro
3- Implementação do Programa Farmácia Cuidar+:implementação de serviços clínicos.
4- implementação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde.

Os cinco melhores trabalhos de cada eixo temático serão convidados a apresentar sua experiência no SIMFAR e o melhor trabalho de cada eixo temático será premiado com um certificado de Mensão Honrosa.

A coordenadora do Programa Cuidar + RS, farmacêutica Agnes Nogueira Gossenheimer afirma que “é importante que os conteúdos dos trabalhos mostrem experiências que tenham sido desenvolvidas pelos profissionais farmacêuticos em diferentes contextos e serviços de saúde e que evidenciem a construção de novas práticas”.
Segundo ela, os relatos de experiência também deverão conter uma análise crítica dos resultados e podem ser apresentados juntamente com imagens ilustrativas. Cada relato poderá contemplar até dez autores, devendo ser indicado
um autor principal, que por sua vez poderá submeter até dois trabalhos.

Inscrições de trabalhos serão feitas exclusivamente por meio de formulário no seguinte link: Formulário Mostra de Cuidado Farmacêutico

Cronograma
Envio dos relatos por meio do link – 15/06/2022
Avaliação pela Comissão Científica – 17/06/2022
Publicação do Resultado dos trabalhos aprovados no site da SES/RS – 18/06/2022

O evento está sendo organizado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Estado do Rio Grande do Sul, relacionado ao Programa Cuidar+.

Fonte: SES/RS