Mostras científicas levam conhecimentos sobre vivências na saúde pública tocantinense

Foto: Erlene Miranda

 

II Mostra Estadual de Educação em Saúde e I Mostra de Pesquisa Científica em Saúde são promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde e seguem até dia 08

 

Na manhã da quarta-feira, 07, na Universidade Católica do Tocantins, em Palmas, teve início, simultaneamente, a abertura da II Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde e a I Mostra de Pesquisa em Saúde. As apresentações têm o tema “Ciência e Educação na Saúde: transformando práticas” e são promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), sob a coordenação da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS).

O evento tem o objetivo de compartilhar vivências, estudos, experiências e pesquisas rotineiras no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense e trará apresentações orais ou em banner de 68 trabalhos aprovados, sendo 40 experiências exitosas em educação permanente em saúde e 28 pesquisas científicas em saúde. As mostras seguem até a quinta-feira, 08, e têm como público-alvo servidores da saúde de todas as esferas, docentes e discentes de instituições superiores em saúde, além dos conselhos de saúde, municipais e estadual.

 

Foto: Erlene Miranda

 

O superintendente de gestão profissional e educação na saúde da SES-TO, Carlos Felinto, agradeceu a presença de todos os participantes. “Este é um momento ímpar para a pesquisa científica tocantinense, pois este foi um evento criado e pensado para os 139 municípios, além de todos os trabalhadores da saúde, a fim de trazer conhecimento sobre a saúde pública do nosso Estado. Agradecemos o empenho da equipe organizadora e de todos os participantes”, afirmou.

“Este é um espaço para os trabalhadores e estudantes da saúde e esperamos que essas mostras sejam capazes de promover profundas trocas, transformações nos serviços de saúde, melhorando sempre, pois este é o nosso objetivo, o cuidado com o usuário do SUS” relatou Fabíola Sandini Braga, diretora da ETSUS.

O secretário municipal de saúde de Arraias, Cléber Flávio de Paula Teixeira, também esteve presente na abertura das mostras e falou sobre a importância do evento. “Trouxemos nossa equipe para participar do evento que é de grande valia para o município, pois ele nos dá subsídio para continuar trabalhando e desenvolvendo ações. E iremos repassar os conhecimentos para os servidores que não puderam vir”, conclui.

 

Foto: Erlene Miranda

 

Presentes

Estiveram presentes na abertura do evento: Sara Jane Guimarães Mantovani, representando o Conselho Estadual de Saúde (CES); Wilkey Fernando Lourenço de Oliveira, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e o senhor Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, coordenador da câmara técnica de gestão do trabalho e da educação em saúde do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (CONASS).

 

Fonte: SES/TO