O Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente de Pernambuco (NEGESP-PE) realizou, nesta terça-feira (11/11), em parceria com a Diretoria Geral de Atenção Primária e o Planifica, uma série de Oficinas de Tutoria na II Macrorregião de Saúde (Caruaru), envolvendo as Microrregiões VI, VII, VIII e IX.
Durante o turno da manhã, foi promovida uma Oficina de Letramento em Segurança do Paciente, que utilizou a metodologia de Simulação Realística para estimular o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas sob diferentes perspectivas — do usuário/cuidador, do profissional de saúde e do próprio Núcleo de Segurança do Paciente. A atividade foi concluída com a apresentação de planos de ação elaborados pelos participantes.
À tarde, os profissionais participaram de uma Oficina de Orientação para Implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP). A ação incluiu uma dinâmica com o método PBL (Problem-Based Learning), na qual os grupos elaboraram a Portaria de nomeação do NMSP e definiram o passo a passo para a implantação do núcleo em seus municípios.
Ao todo, 76 profissionais foram capacitados, entre eles responsáveis técnicos municipais, farmacêuticos, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), da APS Prisional e lideranças locais em Segurança do Paciente.
A iniciativa representa um avanço na implantação do Macroprocesso 9 da Planificação, que integra a Segurança do Paciente à APS e à AAE. O NEGESP-PE reforça seu compromisso com o fortalecimento da cultura de segurança, incentivando que cada participante multiplique os conhecimentos adquiridos em seus territórios — promovendo um cuidado mais seguro e de qualidade em todo o estado.