Nésio Fernandes

Nésio Fernandes de Medeiros Junior – médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde.

Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/TO; médico da Estratégia da Saúde da Família e secretário municipal da Saúde de Palmas/TO.

Na SES/ES esta modernizando a legislação, incrementando a transparência e fortalecendo a sua segurança jurídica. Criou o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – ICEPi, responsável pela execução de projetos de ensino, pesquisa e inovação, abrangendo desde pesquisa clínica em vacinas, desenvolvimento tecnológico, ciências de dados e formação em serviço.

Em 3 anos, saiu de 54% para 90% de cobertura da atenção básica no estado. Duplicou o número de leitos de UTI, perfilando e regionalizando a rede hospitalar. Desenvolveu o estado a ser o único estado do País a ter base do SAMU em 100% dos municípios. Reduziu as taxas de mortalidade materna, infantil e óbitos por AVC, com trabalho articulado com as Secretarias Municipais de Saúde, sendo referência de trabalho a nível nacional.

Sua gestão enfrenta à pandemia e às posições negacionistas, tomando decisões com base na ciência, fomentando estudos e pesquisas com apoio da OPAS/OMS.

Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Integrou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.

Durante sua gestão em Palmas, intensificou o processo de incorporação de tecnologias da informação na atenção especializada, básica e na vigilância em saúde. Obteve reconhecimento da Organização Mundial de Saúde por sua atuação na gestão da atenção à saúde e na hanseníase.

Em Palmas, levou a atenção básica a uma cobertura de 100%, e descentralizou para os bairros serviços de sete especialidades médicas e multifuncionais por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Também implantou o Consultório na Rua e inaugurou centros de referências de alto padrão e excelência. Os serviços de urgência e emergência da capital, Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tornaram-se referências nacionais.

Promotor de processos de inovação de ambientes produtivos em saúde e militante do movimento “software livre”, atua principalmente nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação em saúde, formação médica, educação permanente em saúde, gestão da saúde e hansenologia.

Desde 2020, Preside o Conselho Curador da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba.

https://twitter.com/dr_nesio
https://www.instagram.com/nesiofernandesjunior/
https://t.me/drnesio (Telegram)