Nesta terça-feira, 15/10, às 11h. Ao vivo. Participe!
Estamos no Outubro Rosa, mês internacionalmente dedicado a reforçar o combate e a prevenção do câncer de mama chamando a atenção para o problema. O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) participam com ações e campanhas informativas em diversas mídias e intensificaram a divulgação de dados sobre a doença, que é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres, mas que, se diagnosticado e tratado cedo, pode ter um prognóstico bom.
O Canal Saúde/Fiocruz também apoia o Outubro Rosa e, além de reforçar a campanha em suas redes sociais e adotar a versão cor de rosa de sua marca nelas, realiza nesta terça-feira (15) um Sala de Convidados, ao vivo, às 11h, sobre o câncer de mama.
Para este ano, são esperados mais de 52 mil novos casos da doença, com um risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. A boa notícia é que o acesso do público prioritário à mamografia, exame fundamental para detectar o câncer de mama nos estágios iniciais, cresceu 37% entre 2010 e 2012. Outra novidade positiva é que a partir de 2015 o L-Asparaginase, medicamento usado no tratamento do câncer passará a ser produzido no Brasil, em uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz com laboratórios privados.
A coordenadora geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Maria Inez Gadelha estará no estúdio do Canal Saúde para explicar como anda o combate e a prevenção do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) e no país em geral e esclarecer dúvidas sobre a doença.
Sobre o Sala de Convidados
É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde.
Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.
Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude
Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo CruzAssessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com – 55 21 3194-7743