Nota à imprensa: Matriz de Risco a respeito do isolamento social

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reafirmaram ao Ministro Nelson Teich, na manhã desta quarta-feira (13) que entendem como inoportuna a pactuação e publicação de uma Matriz de Risco a respeito de Isolamento Social, especialmente por estarmos, neste momento, em franco crescimento diário do número de casos e de óbitos pela Covid-19.

A mensagem sobre o Isolamento Social deve ser clara e objetiva. Gerar dúvidas na sociedade sobre sua importância ou mesmo relativiza-la nos parece inadequado.

Na presença da representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, os presidentes do Conass e Conasems fizeram um apelo ao Ministro Teich para que seja, imediatamente, recomposto o Gabinete de Crise e que a gestão tripartite da emergência em saúde pública seja retomada e fortalecida.

“Este é o momento de salvar vidas. Precisamos de um único consenso agora: a saúde e a vida das pessoas não podem esperar. União, Estados e Municípios devem somar esforços no enfrentamento da pandemia, para o bem de todos os brasileiros.” afirmou Alberto Beltrame, Presidente do Conass.