Nota de esclarecimento sobre caso suspeito de Coronavírus

Sobre o caso que havia sido notificado como suspeito para Coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informa:

Em 21/01/2020, foi identificada na UPA Centro Sul de Belo Horizonte uma paciente, brasileira, de 35 anos, proveniente da China (esteve em Shangai) e que desembarcou em Belo Horizonte no dia 18/01, com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda. Ela foi conduzida rapidamente para o Hospital Eduardo de Menezes (HEM) para observação cuidadosa em ambiente hospitalar. O HEM foi prontamente acionado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG) e CIEVS-BH e se organizou em poucos minutos para receber a paciente.

A notificação se deu porque a paciente esteve em um evento internacional na China, teve contato com pessoas de diversos locais do mundo, com vários dias de duração e apresentava sintomas respiratórios.

Quando a paciente procurou atendimento no município de Belo Horizonte, a SES-MG ainda não dispunha do protocolo do Ministério da Saúde, com orientações sobre esses casos.

Por medida de precaução, para evitar a disseminação de uma possível nova doença, ainda desconhecida, foi decidido pelo isolamento da paciente, foram coletadas amostras laboratoriais para fazer exames de vírus respiratórios e notificado como caso suspeito.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que teve acesso nesta quinta-feira (23/01) às orientações oficiais do Ministério da Saúde, por meio do Boletim Epidemiológico n. 04, onde constam os critérios de definição de casos suspeitos para o Novo Coronavírus.

Assim, a partir deste protocolo veiculado nesta quinta-feira, 23/01, o Estado de Minas Gerais irá adotar as recomendações do Ministério da Saúde e neste momento este caso não atende ao critério de caso suspeito para o Novo Coronavírus.

Paciente e exames

O estado clínico da paciente é estável e a alta hospitalar está sendo avaliada para monitoramento no domicílio.

Por fim, esclarecemos que a FUNED está realizando exames para Influenza e para outros vírus respiratórios, que já são os exames de protocolo, de rotina para todos os casos de síndrome respiratória.  A amostra da paciente já foi encaminhada para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. A SES irá discutir e avaliar com o Ministério da Saúde e a Fiocruz se vai realizar ou não o exame para o Novo Coronavírus.

Por Jornalismo SES-MG

<-Voltar