Nota de Pesar: Dr. José da Silva Guedes

É com profundo pesar que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) recebe a triste notícia do falecimento do Dr. José da Silva Guedes. 

Dr. Guedes teve uma trajetória notável, iniciando sua relação com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) ainda como aluno da Universidade de São Paulo. Desde então, sua dedicação e comprometimento foram exemplares, participando ativamente do desenvolvimento da instituição e contribuindo significativamente para a formação de médicos generalistas e para a promoção de uma medicina mais humanizada.

Como professor de Epidemiologia, Dr. Guedes criou o Departamento de Saúde Pública da FCMSCSP. Além disso, foi testemunha do nascimento do Centro de Saúde Escola Barra Funda, um projeto visionário que buscava integrar a Faculdade à comunidade e fortalecer o vínculo entre ensino, pesquisa e serviço de saúde.

Sua liderança também se estendeu à gestão pública, tendo ocupado cargos importantes como Secretário da Saúde do município de São Paulo e Secretário de Estado da Saúde de São Paulo. Nesse período, foi vice-presidente do Conass (2000-2003), com significativa atuação em prol do Sistema Único de Saúde. Seu compromisso com a saúde pública e seu conhecimento técnico foram fundamentais para implementar políticas e programas que beneficiaram milhões de pessoas em nosso país.

O Dr. Guedes sempre foi uma fonte de inspiração para muitos, servindo como paraninfo de diversas turmas de cursos da área da saúde e deixando uma marca indelével na vida de seus alunos e colegas. O Conass expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas do Dr. José da Silva Guedes neste momento de profunda tristeza e dor.