Nota de Pesar – Maria Elizabeth Diniz Barros

Foto:
Repositório do Conhecimento do Ipea

Maria Elizabeth Diniz Barros, socióloga pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, veio para Brasília atuar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), dedicando-se aos estudos e pesquisas em Saúde, tendo inclusive assumido a direção de Planejamento do Ministério da Saúde na presidência de Itamar Franco. Beth Barros faleceu em Brasília, no dia de hoje (30).

Defensora da Saúde como direito universal e da participação e controle social, Beth Barros, como a chamávamos, participou das conferências de saúde, em especial da histórica 8a. Conferência Nacional de Saúde, tendo colaborado em todas as etapas, desde a conquista à implantação e o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando junto aos gestores no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

No Conass, entre muitas outras ocasiões, colaborou com a pesquisa e a redação da publicação Conass Documenta N. 18As Conferências Nacionais de Saúde: Evolução e Perspectivas, em parceria com Paulo Henrique de Almeida Rodrigues, também sociólogo.

O Conass manifesta, com pesar, as condolências a seus familiares.