NOTA DE PESAR

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) vem publicamente expressar seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. João José Cândido da Silva, militante do Sistema Único de Saúde e Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina entre 2000 e 2002. Àquela época, integrou a diretoria deste Conselho, na qualidade de vice-presidente.

Homens e mulheres da estirpe do Dr. Cândido são responsáveis por manter acesos os ideais de uma sociedade voltada a valores de solidariedade que culminaram, no Brasil, com a estruturação dos sistemas universais de saúde e de serviços sociais, duas áreas em que o Dr. Cândido atuou com total dedicação e invulgar competência, em âmbitos federal, estadual e municipal.

Nascido em Blumenau em 1948, ele era formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde lecionou durante 38 anos.

Trabalhou em Brasília durante 13 anos nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País em 1998.

No Ministério da Educação, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários. Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).

De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012. No mês seguinte, tornou-se Secretário de Estado da Assistência Social de Santa Catarina, cargo que atualmente exercia.

O CONASS compartilha da dor de seus familiares e amigos e exprime seu pesar ao povo catarinense e ao Brasil.

*Na foto, o Dr. José Cândido, quando estava à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, em 2011.