Nova diretoria assume gestão 2018/2019

Leonardo Vilela, secretário de Estado da Saúde de Goiás, é o novo presidente

“O CONASS é sem dúvida alguma, o fórum de maior representatividade e peso político do qual já participei”, disse na noite de ontem (24), o secretário de estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, em seu discurso de posse como presidente do Conselho.

A cerimônia realizada em Brasília contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Saúde, Gilberto Occhi e o ex- governador de Goiás, Marconi Perillo, além de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e de secretários estaduais e municipais de saúde.

Vilela chamou a atenção para os avanços conquistados pelo Sistema Único de Saúde nos seus 30 anos de existência, como a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida, mas observou que não é fácil ser secretário de saúde. “Sofremos com a crise econômica que se reflete na arrecadação do país. É muito fácil fazer gestão com dinheiro sobrando e muito difícil com pouco dinheiro, mas quando vemos que a vida das pessoas está melhorando é gratificante e é isso o que nos move”, enfatizou.

Vilela comprometeu-se a apresentar uma agenda de defesa do SUS como forma de fortalecer a garantia do direito à saúde da população e prometeu aos pares muito trabalho e articulação política. “Vou me dedicar ao máximo neste fórum, com compromisso e exercitando a virtude de ouvir os meus colegas gestores estaduais, sendo parceiro do Ministério da Saúde, do Conasems e do CNS para que juntos possamos conquistar importantes avanços para a saúde pública brasileira”.

Para o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, o CONASS terá um presidente com muita responsabilidade, profissionalismo e muito amor ao que faz.

“O SUS já provou que não é um problema, mas uma solução para o Brasil e não vamos desistir de enfrentar os desafios para fortalecê-lo”, destacou o ex-presidente do CONASS, Michele Caputo Neto, desejando uma boa atuação ao presidente Vilela.

Já o presidente do CNS, Ronald Ferreira, parabenizou a nova diretoria do CONASS e a convocou para a 16ª Conferência Nacional de Saúde. “Essa gestão, em conjunto com o controle social, tem condições de manter acessa a luz da saúde como direito”, disse.

Mauro Junqueira, presidente do Conasems, ressaltou a importância da união entre os entes gestores do SUS para a defesa do sistema de saúde que para 150 milhões de brasileiros é o único plano de saúde.

Para a representante da Opas/OMS, Monica Padilla,“o Brasil é um exemplo para outros países na América. Nós sempre olhamos pra cá para aprendermos mais. O país tem uma potência grande, capacidade e vontade de melhorar a cada dia” destacou.

Encerrando a cerimônia, o ministro de Estado da Saúde, Gilberto Occhi, ​desejou sucesso à nova gestão do CONASS e dispôs-se a abertura do diálogo, questão segundo ele, “muito importante para termos  um grande projeto juntos entre estados, municípios, conselhos e profissionais de saúde que é o fortalecimento do SUS”.

Ainda segundo Occhi, apesar do pouco tempo à frente do ministério, seu objetivo é defender o que já foi conquistado. Ele citou a judicialização da saúde como uma das suas prioridades de gestão. “Quero ter o apoio da Advocacia Geral da União (AGU) para juntos enfrentarmos esse problema recorrente, pensando de forma mais planejada para que nossos profissionais possam atender melhor a essas demandas”.

Além de Leonardo Vilela, também foram empossados os vice-presidentes das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste e os representantes do CONASS em outras instâncias . Confira abaixo a diretoria do CONASS para a gestão 2018/2019.

Gestão CONASS 2018/2019

Presidente

Leonardo Moura Vilela – SES/GO

 

Vice-presidentes

Região Centro Oeste: Humberto Lucena Pereira Fonseca – SES/DF

Região Nordeste: Carlos Eduardo de Oliveira Lula – SES/MA

Região Norte: Vitor Manoel Jesus Mateus – SES/PA

Região Sudeste: Ricardo de Oliveira – SES/ES

Região Sul: Acélio Casagrande – SES/SC

 

Comissão Fiscal – Titulares

José Iran Costa Júnior – SES/PE

George Antunes de Oliveira – SES/RN

Henrique Jorge Javi de Sousa – SES/CE

 

Comissão Fiscal – Suplentes

Francisco Antônio Zancan Paz – SES/RS

Christian Reis Teixeira – SES/AL

Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras – SES/PB

 

Representante do CONASS na Hemobrás

Jurandi Frutuoso

 

Representante do CONASS na Agência Nacional de Saúde Suplementar

Francisco Deodato Guimarães (titular)

René Santos – CONASS (suplente)

 

Representantes do CONASS no Conselho Consultivo da ANVISA

Fábio Vilas Boas – SES/BA (titular)

Viviane Rocha de Luiz – CONASS (suplente)

 

As fotos da cerimônia estão disponíveis no nossa página no flickr – https://www.flickr.com/photos/conass/albums/72157694284523341

 

— 

Assessoria de comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br 

(61) 3222-3000