Novo encontro do PlanificaSUS reforça cuidados sobre segurança dos pacientes no Paraná

Com foco no cuidado e segurança das pessoas durante os atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu, na terça-feira (9), o 8ª Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. O objetivo principal foi instrumentalizar os participantes sobre a “Transversalidade da Segurança do Paciente na Planificação da Atenção à Saúde”. O encontro acontece até hoje (11), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Cerca de 120 profissionais de saúde participaram do encontro, entre tutores da Planificação da Atenção à Saúde da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada, técnicos de referência da segurança do paciente das regiões, além de representantes das áreas técnicas e das diretorias da Sesa.

Entre os temas discutidos nesta edição estão o cuidado e a segurança das pessoas nos atendimentos na APS e na AAE, boas práticas e segurança em imunização, eventos adversos, cuidados com a central de materiais, esterilização e controle de infecção, limpeza e higiene dos serviços, processo de trabalho na odontologia, metas internacionais da segurança do paciente e implantação dos Núcleos de Segurança municipais.

Durante a abertura, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, instigou os participantes a trabalhar de forma intensa para a melhoria da saúde pública com um todo. “Como profissionais de saúde, precisamos ter a ânsia pela melhoria dos serviços. De todas as vacinas, a única que não precisamos é a da satisfação, do dever finalizado, pois quando estamos insatisfeitos a motivação para correr atrás dos objetivos é muito maior”, disse.

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) tem objetivo de melhorar de forma contínua “o modo de fazer” dos serviços de saúde, por meio da incorporação de novos processos e ferramentas para a prática de gestores e profissionais de saúde, ou o fortalecimento de processos e uso de ferramentas já existentes nas unidades.

O PlanificaSUS já ocorre há quase três anos no Paraná e vários assuntos já foram tratados, com destaque à relação entre os pacientes atendidos na Atenção Primária e o compartilhamento do cuidado em uma linha com a Atenção Especializada. O Paraná foi o primeiro do País a levar a metodologia do PlanificaSUS para todas as regiões.

“Essa expansão estava prevista no Plano Estadual de Saúde (PES 2020/2023), e com muito trabalho, hoje o Paraná é referência nacional na estratégia e o primeiro e único da União, até o momento, a alcançar todo seu território”, falou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Fonte: SES/PR