Oferta de serviços e ação educativa marcam data na maternidade

Celton Ramos – SES/RR

Diversas atividades voltadas às usuárias do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) acontecem no próximo domingo, dia 12. As comemorações que marcam o Dia das Mães incluem ações de educação em saúde bucal, atendimentos odontológicos, distribuição de brindes e atividades culturais. A programação começa no primeiro horário do dia.

A partir das 8h, odontólogos da unidade farão palestras sobre a importância da higiene bucal durante a gestação. O foco da roda de conversa será às gestantes da Ala dos Girassóis. Na oportunidade, serão distribuídos mais de 34 kits dentários, contendo escova, fio dental e creme dental.

Outra iniciativa destinada às grávidas da enfermaria do Alto Risco, na Ala dos Girassóis, será o serviço do consultório odontológico. No domingo, a partir das 9h30, a primeira interna no alto risco será atendida. A previsão que dez mães passem pelo consultório.

Os serviços do consultório vão de profilaxia (limpeza dentária), extração, curativos temporários, abertura de remoção de nervos para eliminar a dor de dente. “Cirurgia dentária, como extração, somente em caso de extrema urgência. Recomendamos que ocorra uma retirada de dente somente depois do parto”, explicou Kátia Cilene, odontóloga do HM.

Além do compressor, último item que faltava para equipar o consultório, o local está mobilhado com cadeira odontológica, mocho (cadeira) para o profissional, cuspideira, refletor, canetas de alta e baixa rotação para limpeza e remoção de tecidos.

A dentista explicou que muitas mães chegam à unidade com problemas periodontais, ou seja, com inflamação na gengiva, dores de dente ocasionadas por uma cárie, entre outras inflamações. “Uma cárie ou alguma infecção bucal, pode desencadear a um parto prematuro. As mulheres precisam ter um cuidado redobrado com a higiene bucal, pois inflamação aumenta as contrações uterinas”, alertou.

Segundo Kátia, para quem está pensando em engravidar, é recomendável ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida. “Ao marcar uma consulta ao dentista, não deixe de informá-lo que está grávida”, aconselhou.

MEU BEBÊ, MINHA VIDA

O projeto Meu Bebê, Minha Vida, voltado às mães que esperam a alta dos seus filhos internados na UTI Neonatal, também ganham um dia dedicado pela passagem do Dia das Mães.  O público contará com a presença musical de Lurdinha Ferreira e depoimentos de mães do projeto. Segundo Adália Siqueira, assistente social do HMI, o envolvimento na homenagem partiram das próprias mães do berçário, no dia 12.
Além de distribuir mais de 30 brindes às mães da Ala, fruto de doações de funcionários e empresários, fará parte dos itens entregues o artesanato preparado por um grupo de mães.

Adália aborda a grandiosidade do projeto que não é apenas oferecer oficinas terapêuticas, mas buscar preencher o tempo ocioso dessas mães, já que precisam ficam animadas, sem carga de estresse. Tudo isso, para uma recuperação rápida e, sobretudo, amamentar o seu filho de três em três horas.

Outro ato significativo causado pelo projeto, a Adália citou sobre o envolvimento delas entre si. O problema de uma das companheiras de enfermaria torna-se de todas também. Ela recordou um caso recente. “Foi bonito de ver as mães realizarem uma campanha para arrecadar roupas dentro da maternidade. Uma mãe que veio do interior, com poucas roupas, precisou ficar mais tempo do previsto, devido o estado de saúde do bebê. Além de haver essa integração mútua, o projeto estabelece uma relação de confiança entre paciente, funcionários e instituição”, avaliou.

ASCOM SESAU (95) 2121 0507
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br

Foto: Internet