Oficina do Conass apoia a qualificação das salas de situação de saúde e do centro de inteligência na SES/RN


Nos dias 06 e 07 de fevereiro, foi realizada oficina sobre a qualificação das salas de situação de saúde e de desenvolvimento de centro de inteligência na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (SES/RN), com a presença do secretário de estado da Saúde do RN, Cipriano Maia, e dos coordenadores e equipes técnicas da SES/RN. A oficina foi conduzida pelo coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges), Marcus Carvalho, o assessor técnico Sandro Terabe e pelo coordenador de Administração e de Finanças do Conass, Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior.

Para Cipriano Maia, que também preside o Conass, a oficina oportunizou aos técnicos da secretaria a integração do trabalho já produzido pelo Conselho com o que tem sido realizado na SES. “Conseguimos encontrar o modelo mais ajustado da interoperabilidade de dados para que tenhamos um conjunto de informações integradas por meio do Cieges que atenda às demandas de grandes áreas e a tomada de decisão do gestor”, disse.

Maia afirmou ser necessário o apoio às áreas técnicas das SES para que elas também possam processar e sistematizar as informações de maneira adequada e assim, auxiliar os municípios na tomada de decisão em relação aos mais diversos temas que vão desde a vigilância à organização dos serviços nas Regiões de Saúde. “Foi um trabalho muito produtivo do qual saímos com encaminhamentos. O fortalecimento da comunicação das equipes das SES com a equipe do Conass para que possamos aprimorar esse instrumento e com isso dar uso às informações é fundamental, principalmente porque no SUS existe um descompasso entre os dados registrados, a produção de informação e mais do que isso, de análise dessas informações, para subsidiar a tomada de decisão”, alegou Maia que afirmou ainda, que a experiência do Rio Grande do Norte será replicada em todos os estados para que, em um curto espaço de tempo, a capacidade de tomada de decisão, por parte dos gestores estaduais, seja aprimorada a partir do uso do método do Cieges.

Para o coordenador do Cieges, Marcus Carvalho, a rápida tomada de decisão faz parte do dia a dia dos gestores da saúde e a organização das informações com a disponibilização por meio de ferramentas analíticas é essencial para a consolidação do SUS. “O Brasil enfrenta o desafio da profunda fragmentação dos sistemas informatizados do SUS e a falta de interoperabilidade das bases de dados. O Conass tem desenvolvido um método de integração das áreas técnicas por meio da informação e do desenvolvimento de inteligência, de modo a propiciar aos gestores a tomada de decisão com base em evidências”, destaca Carvalho.

O compartilhamento de experiências entre as SES e a formação de uma rede estadual de inteligência é destacada pelo assessor técnico do Conass, Sandro Terabe. “Além de qualificar as análises de dados nas SES, o Cieges propõe a construção de rede de centros de inteligência gestoras estaduais, onde podemos identificar as experiências exitosas locais e replica-los em outras secretarias, potencializando o seu uso e apoiando os gestores e equipes a terem decisões mais rápidas com base em informação qualificada”, ressalta.

“Excelente a reunião com a equipe técnica da SES/RN. A equipe mostrou entusiasmo com o projeto proposto pois percebeu que a qualidade dos serviços desenvolvidos será aumentada com a otimização do tempo que hoje é despendido. Percebeu também a possibilidade de evolução de uma sala de situação para um centro de inteligência com uma coordenação estratégica e integração de dados relevantes para a tomada de decisão pelo gestor central”, afirmou o coordenador de Administração e de Finanças do Conass, Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000