OMS classifica o Diabetes como epidemia mundial

No Brasil, a cada 2,5 minutos um brasileiro descobre que tem Diabetes. A doença será tema de debate, no II Fórum Nacional de Diabetes – um mal que pode ser evitado, no Senado Federal, no dia 28 de abril

O Diabetes registra uma progressão alarmante no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, quase 250 milhões de pessoas ao redor do globo têm diabetes e, como esse número vem crescendo, a instituição já classifica a doença como uma epidemia. A cada ano, 7 milhões de pessoas entram nessa lista. No Brasil, esse cenário não é diferente. O diabetes atinge 9 milhões de brasileiros, o que corresponde a 6,2% da população adulta, 5,4 milhões de mulheres e 3,6 milhões de homens . Com o intuito de debater a doença, no dia 28 de abril (quinta-feira), o Instituto Brasileiro de Ação Responsável realiza o II Fórum Nacional de Diabetes – um mal que pode ser evitado. O evento, que será realizado no auditório do Interlegis, no Senado Federal, reunirá autoridades do setor de saúde, parlamentares, terceiro setor, indústria e população para debater o cenário do Diabetes no Brasil. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.acaoresponsavel.org.br.

Sobre o Fórum: O Fórum Nacional de Diabetes tem como objetivo promover uma ampla divulgação de informações sobre a doença, suas causas e formas de prevenção.  Ao mesmo tempo, trabalhar a conscientização da população sobre os riscos e consequências e chamar a atenção dos gestores públicos sobre o impacto sócio-econômico do diabetes no Brasil e a necessidade de aprimorar as políticas já existentes.

Sobre a doença: O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Se não tratado, o diabetes pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto.

Diretrizes do evento: Entre os temas centrais acerca do Diabetes, a serem debatidos no evento, estão: o Papel do Estado na prevenção, tratamento e controle do diabetes; o impacto na produtividade e desenvolvimento econômico do país, gestão e financiamento dos sistemas de vigilância e controle do diabetes; incorporação de novas tecnologias e protocolos de tratamento; vivendo o diabetes: dificuldades do médico, do paciente e de sua família, e experiências educacionais.

Serviço: II Fórum Nacional de Diabetes – um mal que pode ser evitado

Data: 28 de abril, quinta-feira, das 9 às 14h

Local: Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis

Mais informações: Pelos telefones (61): 3368-6044 e 3468-5696

Inscrições: www.acaoresponsavel.org.br (ADESÃO GRATUITA)

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Coordenação: Agência Íntegra Brasil

Patrocínio: Lilly e AstraZeneca