Opas, Conass, Umane e Vetor Brasil apoiam projetos que contribuem para a organização das Redes de Atenção à Saúde no Brasil

Foto: OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass), a Umane, instituição filantrópica que apoia iniciativas ligadas à saúde pública, e a organização da sociedade civil Vetor Brasil anunciaram a assinatura de acordos e parcerias técnicas para a implementação de dois projetos de impacto positivo, ambos com foco no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que seguem em andamento até 2025.

Um deles é a Planificação da Atenção à Saúde que tem como objetivo contribuir com a organização das  Redes Regionalizadas de Saúde por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços da Rede de Atenção à Saúde. O projeto será viabilizado por meio da implantação da Planificação de Atenção à Saúde, instrumento de gestão e organização da Atenção Primária e da Atenção Especializada, e foi planejado para atuar em até seis estados da federação e de forma integrada às iniciativas locais das redes de Atenção à Saúde, a fim de apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais.

Já a iniciativa “Líderes da Atenção Primária à Saúde tem como objetivo o fortalecimento institucional da Atenção Primária a partir da atração, seleção, desenvolvimento e conexão em rede de vinte gestores públicos – por meio da alocação e formação de dez trainees de gestão pública combinado à formação e tutoria de dez profissionais da média gerência dos territórios em competências de gestão e liderança.

Os Interlocutores

O Conass é o parceiro técnico que direciona e acompanha todas as atividades realizadas com os gestores e profissionais de saúde, uma vez que, desde os anos 2000, lidera no país a aplicação do conceito das Redes de Atenção à Saúde junto aos gestores de estados e municípios.

A Planificação da Atenção à Saúde é um instrumento muito importante para a organização e o fortalecimento dos processos de gestão e da melhoria no atendimento à população. É possível aplicar essa metodologia independente da capacidade financeira do município e ou da região, o foco está no planejamento e na organização dos macro e micro processos da APS e na integração com os diversos pontos de atenção da região. O apoio da Umane e da OPAS na execução do projeto é fundamental para a consolidação da metodologia e organização das redes de atenção à saúde nos estados brasileiros”, destacou Jurandi Frutuoso, Secretário Executivo do Conass.

Para Rita Cataneli, assessora técnica do Conass, é um momento ímpar desenvolver esse projeto com o olhar da sociedade civil. “Vamos ter a oportunidade de ter um olhar diferente para esse processo que o Conselho já vem trabalhando. Além disso, iremos ouvir essas pessoas para trocarmos ideias e fortalecer os profissionais de saúde, pensando em como podemos melhorar e fortalecer a Atenção Primária”, ponderou.

A OPAS lidera a frente de implementação do projeto nos territórios, apoiando também na avaliação e disseminação dos seus resultados e experiências dentro da sua rede. “Para a OPAS é um privilégio fazer parte desta parceria. Estou segura que o fruto deste trabalho conjunto será o fortalecimento desse SUS que todos nós defendemos e precisamos”, afirma a Doutora Socorro Gross, Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

O Vetor Brasil será responsável pelo projeto “Líderes da Atenção Primária à Saúde” e terá como foco a seleção de gestores locais para acompanhar o mesmo, além da atração, pré-seleção e desenvolvimento de trainees para atuar junto aos gestores parceiros.

As soluções para os grandes desafios sociais e econômicos do Brasil passam pelos governos. E, para o Vetor, é uma grande oportunidade ampliar nossa atuação na área da saúde, com especial relevância para a Atenção Primária, uma das áreas prioritárias na elaboração das políticas públicas. Ter profissionais bem preparados é essencial para solucionar esses desafios. Seremos a ponte para que esses agentes de mudança da sociedade e do Estado se encontrem”, comenta Joyce Toyota, co-fundadora e diretora executiva do Vetor Brasil.

Já a Umane financiará as iniciativas, que estão em total sintonia com a sua missão – que é melhorar a Atenção Primária à Saúde e garantir a melhoria da saúde da população brasileira. “Essa parceria é extremamente valiosa porque, juntos, os projetos ajudam a resolver a fragmentação do sistema de saúde que gera falha no manejo e na prevenção das condições crônicas e nos desfechos clínicos dos pacientes, situação preocupante já que provoca consequências na gestão do SUS”, explica Thais Junqueira, Superintendente Geral da Umane.

Sobre a Umane

A Umane é uma associação civil sem fins lucrativos dedicada a apoiar, desenvolver e acelerar iniciativas de prevenção de doenças e promoção à saúde, no âmbito da saúde pública, com os objetivos de contribuir para um sistema de saúde mais resolutivo e melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

A Umane dirige seu apoio para três linhas programáticas: a Atenção Integral às Condições Crônicas, com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e a Saúde Materno-infantil, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco

Sobre a OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 2 de dezembro de 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

Sobre o Vetor Brasil

O Vetor Brasil é uma organização da sociedade civil suprapartidária e sem fins lucrativos. Desde 2015, a ONG atua na atração, seleção, desenvolvimento e conexão de profissionais que têm vocação e estão comprometidos com o país, a oportunidades nos governos de todo Brasil, formando uma rede de pessoas engajadas e diversas que potencializam o setor público. O objetivo é contribuir para a efetividade da gestão pública, a fim de potencializar a ação e impacto dos governos.

 

                                                       

Fonte: Umane com informações do Conass