OPAS/OMS disponibiliza cursos virtuais sobre COVID-19 em português para profissionais de saúde

Com o intuito de apoiar profissionais de saúde do Brasil em meio à pandemia de COVID-19, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou quatro cursos virtuais de autoaprendizagem em português sobre doenças por vírus respiratórios emergentes, prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus, projetos para unidades de tratamento de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e cuidados clínicos na SRAG. Todas as capacitações são abertas e gratuitas, sem prazo para conclusão.

Confira mais informações abaixo e saiba como se inscrever:

Cuidados Clínicos na Síndrome Respiratória Aguda Grave – 2020

Este curso é destinado a profissionais de saúde que trabalham em unidades de tratamento intensivo (UTIs) em países de baixa e média renda, cuidando de adultos e crianças com formas graves de infecção respiratória aguda, incluindo pneumonia grave, septicemia e choque séptico. Trata-se de um guia prático a ser utilizado por profissionais da área da saúde envolvidos em tratamentos intensivos durante surtos de infecção humana por vírus influenza (sazonal), vírus da gripe aviária (H5N1, H7N9), MERS-CoV, novo coronavírus ou outras epidemias virais respiratórias emergentes. Para mais informações, clique aqui.

Projeto para Unidade de Tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – 2020

Ao final deste curso, equipes envolvidas na preparação e resposta à síndrome respiratória aguda grave (SRAG) estarão habilitados a descrever os princípios mais importantes que orientam o projeto para um centro de tratamento e pontos dedicados de rastreamento para SRAG; esboçar e avaliar o layout de um centro de tratamento, descrever diferentes tipos de ventilação e tratamento do ar de exaustão; e descrever as direções de referência e a jornada do paciente, entre vários outros pontos. São três módulos com aproximadamente uma hora. Para mais informações, clique aqui.

Prevenção e controle de infecções causadas pelo novo coronavírus

Este curso oferece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados a responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Participantes aprenderão em três módulos como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre profissionais de saúde e pacientes. Para mais informações, clique aqui.

Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19

Com cinco módulos disponíveis, este curso fornece uma introdução geral aos vírus respiratórios emergentes, incluindo o novo coronavírus, causador da COVID-19. Revela a natureza destes agentes infecciosos, mostra como detectar e avaliar um surto, aponta estratégias para prevenir e controlar surtos devido a novos vírus respiratórios e quais são as estratégias que devem ser usadas para comunicar riscos e envolver as comunidades para detectar, prevenir e responder ao surgimento de um novo vírus respiratório. Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Opas/OMS