Opas/OMS realiza capacitação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e do CIEVS Estadual na utilização de ferramenta de monitoramento e rastreamento da monkeypox

No dia 2 de setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) apoiou a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e o CIEVS Estadual com a capacitação de profissionais de saúde na utilização da ferramenta Go.Data para o processo de monitoramento e rastreamento clínico da cadeia de transmissão de Monkeypox.

A capacitação contou com a participação de 25 profissionais das áreas de vigilância em saúde da capital Fortaleza e de quatro regionais de vigilância: Superintendências Regionais de Saúde de Fortaleza, Quixadá, Limoeiro do Norte e Sobral.

O evento de aprendizado dos profissionais de saúde para operacionalização foi ministrada pelos técnicos Felipe Lopes e Tatiana Lang. “O Go.Data é uma ferramenta adaptável, que cria informações essenciais e com a possibilidade também de consolidar informações importantes para o rastreamento de contatos, sendo assim, o treinamento possibilitou os profissionais de saúde entenderem e realizarem as etapas principais de identificação, listagem e monitoramento de contatos na ferramenta”, destacou o técnico Nacional da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta à Emergência, da OPAS, Felipe Lopes.

“A capacitação no uso do Go.data no Ceará vem fortalecer ainda mais o combo de estratégias que o estado tem disponibilizado para o fortalecimento da vigilância e controle da Monkeypox e de outras doenças”, ressaltou a Secretária executiva de vigilância em saúde, Sarah Mendes.

Como parte da capacitação, os participantes foram apresentados a ferramenta Go.Data, suas principais características, facilidades e funcionalidades. Durante a capacitação, os participantes realizaram exercícios práticos e demonstrações nos passos de rastreamento de contatos, acompanhamento de contatos e visualização dos dados, etapas fundamentais no processo de investigação de surtos durante as emergências de saúde pública.

*Com informações da Opas/OMS