Pacientes do HGP recebem orientações sobre intoxicação pelo uso de plantas medicinais

Os riscos de contaminação pelo consumo inadequado das ervas foi destacado por alunas de Farmácia
O objetivo é levar informação para os pacientes que fazem tratamento oncológico sobre os cuidados ao usar as plantas medicinais – Foto: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

Os pacientes do ambulatório de Oncologia, do Hospital Geral de Palmas (HGP) receberam esta semana alunas do curso de Farmácia da Universidade Luterana do Brasil (Ceulp-Ulbra), que realizaram orientações sobre os cuidados e o uso correto de medicamentos e plantas medicinais.

A troca de conhecimentos sobre o uso seguro e racional de medicamentos é uma política da instituição de ensino, para que os alunos aprendam ensinando, orientando e contribuindo com essas informações que são de utilidade pública.

Segundo a farmacêutica do escritório de qualidade do HGP, Márcia Germana Alves de Araújo, a proposta é levar informação para os pacientes que fazem tratamento oncológico sobre os cuidados ao usar as plantas medicinais. “Nós sabemos que é recorrente pela população o uso de chás, principalmente para tratar esses sintomas de reações adversas do tratamento, como náuseas, dor de cabeça, fadiga e insônia. Nosso objetivo é que isso seja feito de forma mais segura pelos pacientes, observando a quantidade, a forma de preparo e o uso das plantas junto com o tratamento medicamentoso”.

A farmacêutica explica ainda que a interação com os pacientes foi feita de forma lúdica. “Nós entregamos flores com perguntas e os pacientes foram tirando suas dúvidas durante a espera do atendimento. A ideia é retornarmos com informações mais específicas das plantas que eles apontaram de mais uso”.

Plantas medicinais

Os riscos de contaminação e intoxicação estão justamente no consumo das ervas, desde o cultivo ou na forma seca. É preciso entender os principais princípios ativos que cada planta possui antes de fazer uso, pois pode reagir com alguma predisposição a doenças que o usuário tenha e talvez nem saiba.

Por Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins