Painel Conass Covid-19 completa mil dias de divulgação diária

A partir de hoje a divulgação diária dos dados passará a ser semanal

Hoje, 03 de março, chegamos a 1.000 dias de divulgação diária dos números de casos e óbitos da Covid-19 no Brasil, por meio do Painel Covid-19, criado pelo Conass. A construção do Painel Conass Covid-19 exigiu coragem e muito esforço da equipe técnica do Conselho que, diante do apagão de dados da doença por parte do Governo Federal e, em meio ao dramático cenário de mortes em que o país se encontrava, chamou para si a responsabilidade de trazer à tona essas informações tão necessárias para os gestores, sociedade, para a mídia e para o mundo.

“Tivemos os primeiros casos em fevereiro, em abril o cenário começou a piorar e em junho o número de mortes já estava alarmante, expondo a maior crise sanitária do País”, disse o assessor técnico do Conass, Fernando Avendanho. Ainda em junho, chegando no pico da primeira onda de contágios e óbitos, cerca de 7 mil pessoas perdiam as suas vidas por semana. Profissionais de saúde passaram a lutar para salvar os infectados em todo o Brasil, enquanto o Governo Federal optou pelo apagão de informações sobre casos e óbitos da doença no País no início de junho.

Diante disso, no dia 6 de junho de 2020, por volta das 13h, a direção do Conselho decidiu agir para superar esse momento tão delicado e iniciar a divulgação dos casos e de óbitos diariamente já a partir do dia seguinte. “Neste período o Painel Covid-19 se consolidou como importante fonte de informações, não somente para os gestores, mas também para os profissionais de saúde, imprensa e população em geral, com milhares de acessos diários”, disse Nereu Henrique Mansano, assessor técnico da Conass.

Feito pelo corpo técnico do Conass por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES), a equipe iniciou um processo de organização dos fluxos para receber os dados de todas as Secretarias Estaduais de Saúde e consolidá-los, além de desenvolver um painel dinâmico e realizar ações diárias de divulgação para a imprensa e para a sociedade. “Foram horas intensas de trabalho e no dia dia 7 de junho, fizemos a primeira divulgação de casos e óbitos da Covid-19 no País, às 18h”, disse Fernando.

O Brasil voltou a monitorar a pandemia nacionalmente. Os gestores e profissionais do SUS, a sociedade, a imprensa e o mundo conheceram o novo instrumento oficial para divulgação diária de casos e óbitos pela Covid-19 no País. Paralelo a isso, alguns dias depois as mídias resolveram fazer um Consórcio de imprensa, que teve fim em janeiro deste ano.

Hoje, o ciclo da divulgação diária do Painel também chega ao fim por uma decisão tripartite,  que optou pela divulgação semanal dessas informações. “Diante da redução significativa do número de casos graves e óbitos, com o avanço da vacinação, vários gestores passaram a divulgar os dados somente em dias úteis. Como os dados informados referem-se à data de sua divulgação, a partir da conclusão do processo de investigação, a divulgação diária pode eventualmente gerar equívocos em sua interpretação”, explicou Nereu.

Com isso o Conass, e também o Ministério da Saúde, passam a divulgar a partir de agora dados agregados segundo semana epidemiológica, conforme já é realizado para a maior parte das doenças de notificação compulsória, permitindo assim manter adequado monitoramento da evolução da pandemia de Covid-19.

Mil dias do Painel

“É um feito histórico para o Conass, que representa os estados com papel ativo na defesa do SUS. O Conselho foi efetivo diante do discurso negacionista do governo federal à época e passou a representar o direito da informação”, disse o presidente do Conass, Cipriano Maia, que ressalta a importância dos mil dias desde aquele fim de semana dramático que está na história do Brasil, do SUS e do Conass.

Para o presidente foi extremamente necessário tomar essa decisão em respeito à construção do sistema de saúde, principalmente em relação à pressão das 30 mil mortes pela doença em junho de 2020. Ele ressaltou ainda, que o site do Conass se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para disseminação de informação para combate à pandemia, a qual ceifou, até o momento, cerca de 700 mil vidas. “Passamos a ser uma referência para imprensa nacional e internacional pela credibilidade, qualidade da informação”, falou.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, falou da importância da criação do Painel pela necessidade de manter informada a população e os mais de 190 países que o acessaram à época. “Ficou clara a importância dos dados, pois serviram de subsídios para que os gestores estaduais pudessem tomar decisões mais assertivas e para o mundo saber o que estava acontecendo”, disse.

O secretário destacou a contribuição dos dados das secretarias estaduais quando as pessoas e os gestores precisavam de informações com credibilidade. “Parabenizo a todos os gestores estaduais e às equipes técnicas que contribuíram para que esse painel fosse ao ar às 18h, durante esses mil dias qualificando a tomada de decisão”, concluiu.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000