Pará

Secretário de Estado da Saúde do Pará

Alberto Beltrame – formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o gaúcho Alberto Beltrame é especialista em Pediatria, em Administração Hospitalar e mestre em Gestão de Sistemas de Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Antes de ser nomeado titular da SESPA pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, Alberto Beltrame foi Ministro do Desenvolvimento Social e Secretário Executivo do mesmo Ministério no último Governo Federal.

            No Ministério da Saúde coordenou a Alta Complexidade e o Sistema Nacional de Transplantes, além de dirigir o Departamento de Redes e Sistemas Assistenciais e coordenar a Comissão de Serviços de Saúde do Mercosul.
Por duas vezes, foi Secretário Nacional de Atenção à Saúde (2008 a 2011  e de 2015 a 2016).

            Participou da formação e implantação do SUS no país quando, entre os anos de 1986 e 1990 foi superintendente Regional do extinto Inamps no Rio Grande do Sul.

             Entre os anos de 1990 e 1991 foi diretor de Assistência Médica do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul e, posteriormente ocupou o mesmo cargo em 1994.
De 1994 e 1996, foi diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e Diretor do Trabalho na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social /RS (1996 a 1997).
Na área hospitalar, foi superintendente de várias instituições filantrópicas, como o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. É Presidente do Conselho de Administração do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre e membro do Conselho Fiscal do SESC nacional.

Secretaria de Estado da Saúde do Pará – SESPA

A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA) executa a Política Estadual de Saúde a partir dos princípios, diretrizes e competências designadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Sendo assim, em nível estadual, atua na orientação às Secretarias Municipais de Saúde quanto ao planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de saúde, no sentido de assegurar a prevenção, recuperação e promoção da saúde pública. Para isso, conta com as Diretorias Administrativa e Financeira, Vigilância em Saúde, Políticas de Atenção Integral à Saúde, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde.

A Sespa se faz presente em todo o Estado, por meio das 13 Centros Regionais de Saúde (CRS), assessorando e acompanhando de perto as ações de saúde nos municípios da sua abrangência.

A Secretaria Estadual administra diretamente seis Unidades de Referências Especializadas, seis Centros de Atenção Psicossociais, o Hospital Regional Abelardo Santos, o Laboratório Central do Estado (Lacen) e a Unidade Básica de Saúde da Pedreira, em Belém; e os Hospitais Regionais de Tucuruí, Salinópolis, Conceição do Araguaia e Cametá. Há ainda os Hospitais Regionais de gestão estadual, porém gerenciados por organizações sociais de saúde que são o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua; e os localizados em Marabá, Altamira, Santarém, Redenção e Breves.

Entre as competências da SESPA estão: Orientar municípios para que executem serviços e ações de saúde enquanto atenção primária; prestar apoio às unidades de saúde do sistema público de alta complexidade, de referência regional ou estadual; identificar e articular prestação de serviços entre estabelecimentos hospitalares de referência e os privados que são conveniados ao SUS; prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios não plenos; em nível complementar, elaborar, monitorar e acompanhar o andamento de ações e serviços de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Alimentação e Nutrição, Saúde do Trabalhador, Laboratório de Saúde Pública, Hemocentros, insumos e equipamentos para saúde; participar, junto com órgãos afins, da formulação das políticas e do controle dos agravos ao meio ambiente, da execução das ações de saneamento básico, dos ambientes e das condições de trabalho; e acompanhar, avaliar e divulgar os indicadores de morbidade e mortalidade da Unidade Federada.

 

Endereço:

Av. Conselheiro Furtado, nº 1597 – Cremação

CEP: 66040-100 – Belém/PA

Telefone:  (91) 4006-4814/4800/4802/4803/4804/4805

Fax: (91) 4006-4849

E-mail: gabinete.sec@sespa.pa.gov.br; chefia.gab@sespa.pa.gov.br; gabs@sespa.pa.gov.br;  adjunto@sespa.pa.gov.br

Redes Sociais: Facebook | Twitter | Aplicativos para celular

www.saude.pa.gov.br

<-Voltar