Paraná é destaque nacional na implementação da Planificação de Atenção à Saúde

O Paraná foi eleito o estado com o melhor índice em desempenho no PlanificaSUS, estratégia nacional que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O anúncio foi feito pelo coordenador nacional do programa, Marcio Paresque, no 1º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná, que iniciou ontem e segue até quinta-feira (8), durante o evento “Saúde em Campo”, em Curitiba, focado nas ações estratégicas e investimentos para a Rede de Atenção.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a atenção integral e regionalizada à saúde é uma das premissas do atual governo. “É nosso papel fortalecer esse nível de atenção, assessorando os municípios na organização e educação permanente de suas equipes. A metodologia de Planificação está sendo implantada em todos os municípios”, disse.

“Por meio do PlanificaSUS, podemos aproximar os serviços de Saúde da população com atenção especializada. Um projeto que exemplifica a essência do SUS, envolvendo todas as esferas de governo”, complementou Beto Preto.

O coordenador do Programa parabenizou o Estado pela adesão de todos os municípios paranaenses ao PlanificaSus e destacou o desempenho da Saúde no Paraná, quando comparado aos outros 17 estados do país que participam desse projeto. “No recorte que fizemos até o mês de setembro, ficou com índice de 9,1 sendo o estado com melhor desempenho, se comparado às outras unidades federativas”, enfatizou Paresque.

O objetivo do encontro foi reforçar ainda mais a importância de uma Atenção Primária à Saúde (APS) humanizada, resolutiva e de qualidade, com o fortalecimento da integração entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), ambas portas de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

PROGRAMA – O PlanificaSUS é executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele foi criado para reorganizar o atendimento à saúde integrando equipes técnicas e gerenciais que atuam nesses serviços, com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora estadual do PlanificaSUS, Maria Goretti David Lopes, esse encontro é fundamental para toda a Rede de Atenção. “São centenas de pessoas reunidas aqui hoje debatendo ações em uma mesma direção. Nada disso teria sido possível sem o apoio e adesão dos municípios a este projeto. O PlanificaSus é uma oportunidade de aplicação de uma metodologia única”, ressaltou.

IMPLANTAÇÃO – Um projeto-piloto do Programa foi inicialmente implantado na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado em 2019 e desde então várias atividades foram realizadas na região com sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, técnicos e membros do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná expandiram esse processo às quatro macrorregionais de Saúde. Atualmente, todos os municípios aderiram ao programa.

NA PRÁTICA – Oito mil profissionais de saúde estiveram envolvidos nesse projeto de expansão, realizado em quatro etapas. Foram discutidas e realizadas ações como a territorialização, organização das salas de vacinas, estratificação de risco, integração entre atenção e vigilância, gestão do cuidado e integração dos pontos da RAS.

Fonte: SES/PR