Parceria com sociedades médicas capacitará profissionais de saúde

Parceria entre Secretaria de Estado da Saúde e Sociedades Paranaenses de Cardiologia e Endocrinologia (SPC e SBEM-PR) garantirá uma série de cursos para profissionais que atuam na atenção primária à saúde do Paraná. As capacitações serão divididas em módulos temáticos relacionados às duas áreas e ocorrerão ainda neste primeiro semestre.

O acordo foi firmado na terça-feira (19/02) durante encontro do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, com representantes das duas sociedades médicas. Para o secretário, a educação permanente dos profissionais da atenção primária reflete diretamente na melhoria de indicadores importantes da área da saúde.

“Trabalhando fortemente com o controle da hipertensão, colesterol e diabetes na estratégia de saúde da família, por exemplo, podemos diminuir ainda mais os índices de mortalidade materna”, explicou Caputo Neto. Segundo ele, o controle dessas doenças na atenção primária também pode reduzir a ocorrência de casos de infarto, que geram grande parte das demandas de atendimento em urgência e emergência.

A proposta inicial dos cursos é atingir médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e agentes comunitários de saúde com temas de relevância da atenção primária. No caso dos médicos, o público alvo também se estende a quem presta atendimento ambulatorial nos consórcios intermunicipais de saúde.

Para envolver agentes comunitários de saúde dos municípios, a proposta prevê ainda cursos regionalizados, alcançando cerca de mil profissionais em quatro eventos macrorregionais.

CONGRESSO – Outra parceria entre a Secretaria da Saúde e a Sociedade Paranaense de Cardiologia resultou no simpósio “Cardiologia na Atenção Primária” que será realizado no dia 27 de abril, na EXPO UNIMED em Curitiba. A secretaria disponibilizou cerca de 150 vagas para médicos e enfermeiros do Estado e as inscrições serão realizadas via regionais de saúde. O evento faz parte da programação do Congresso Paranaense de Cardiologia.

Assessoria – SES/PR