Parceria entre o Conass e o Ministério da Saúde do Quebéc visa aprimorar os sistemas de saúde por meio do intercâmbio de experiências

Foi assinado ontem (25), durante a Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Termo de Acordo de Cooperação entre o Conass e o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais do Québec (MSSS). O primeiro acordo foi firmado em 2 de abril de 2004 e renovado em março de 2013.

O presidente do Conass, secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, a chefe do Escritório de Representação do Québec no Brasil, Thaís Aun, e o assessor do Conass para Assuntos Internacionais, Fernando Cupertino, na assinatura do Termo de Cooperação entre o Conass e o Quebéc.

 

Os laços de cooperação na saúde, entre o Conass e o MSSS, vem sendo fortalecidos desde 1986, tendo em vista que os sistemas de saúde de ambos têm comum a universalidade, equidade, integralidade e hierarquização dos serviços, sendo os seus desafios também semelhantes.

O objetivo do acordo é ampliar essa cooperação a outras áreas de interesse comum ligadas à saúde e aos serviços sociais e favorecer a colaboração e os intercâmbios entre os países, além de garantir a permanência das ações e associa-las a instituições e organismos públicos e privados, nacionais ou internacionais, afim de proporcionar a melhoria dos serviços de saúde e de serviços sociais oferecidos à população.

A chefe do Escritório de Representação do Québec no Brasil, Thaís Aun, representou a Sra. Danielle McCanne, ministra da Saúde e dos Serviços Sociais do Québec e destacou a importância da parceria para os sistemas de saúde, considerando as semelhanças entre eles. “Os desafios são foco das discussões e busca por melhorias da saúde no Quebéc e no Brasil desde o primeiro acordo, firmado em 2004”. Aun destacou que desde então vem sendo realizadas ações de intercâmbio, além de plano de ação que será executado de acordo com os interesses mútuos.

A chefe do Escritório de Representação do Québec no Brasil, Thaís Aun, representou a Sra. Danielle McCanne, ministra da Saúde e dos Serviços Sociais do Québec

 

Fernando Cupertino, assessor do Conass para Assuntos Internacionais, destacou a parceria entre o Conass e o MSSS do Quebec, para a defesa dos princípios dos sistemas públicos de saúde. “O foco da parceria tem sido a Atenção Primária à Saúde, a distribuição e remuneração dos recursos humanos, os cuidados na infância, os cuidados paliativos, a melhoria de qualidade e desempenho dos serviços, e a avaliação e inovação em serviços de saúde”, explicou.