Parceria qualifica atendimento a pacientes com fissuras labiopalatinas

Capacitação em cirurgias para fissuras labiopalatinas contribui para a formação de profissionais e reforça cuidado especializado no RN

O atendimento a pacientes com fissuras faciais no Rio Grande do Norte passou por um importante ganho neste fim de julho. Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), representada pelo Núcleo de Atendimento Integral ao Fissurado do RN (NAIF-RN), e a Operação Sorriso, nestes dias 28 e 29 foram qualificados profissionais e realizados procedimentos em pacientes de hospitais da capital do estado.

A ação é parte da segunda missão cirúrgica da parceria com a Operação Sorriso, que é uma organização médica voluntária e sem fins lucrativos, no RN, voltada para o tratamento de pessoas com fissura labial e palatina.

O trabalho foi conduzido pelo cirurgião plástico Hugo Rodrigues, médico voluntário do projeto com atuação no Centro de Tratamento e Reabilitação de Pacientes com Deformidades Crâniofaciais de Belo Horizonte-MG, que veio a Natal para realizar procedimentos de rinoplastia, queiloplastia e palatoplastia em parceria com os profissionais do NAIF-RN. As cirurgias foram realizadas no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) e no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.

Para a coordenadora do NAIF-RN, Suily Alencar, a parceria representa um avanço: “A realização de cirurgias mais complexas durante esses dias foi fundamental para a qualificação da equipe, ao possibilitar o trabalho conjunto com um profissional de vasta experiência, o que ampliará nossa capacidade de atender casos mais complexos”.

A Operação Sorriso que oferece cirurgias gratuitas e cuidados multidisciplinares a crianças e adultos com fissuras labiopalatinas e outras deformidades faciais.

Atendimento especializado no SUS

O NAIF-RN integra a Carteira de Serviços do Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE/RN) e oferece acompanhamento multidisciplinar com cirurgiões plásticos, cirurgião bucomaxilofacial, ortodontista, enfermeira, psicólogas e fonoaudiólogas.

Voltado ao acolhimento e atendimento de crianças, adolescentes e adultos com fissura labiopalatina, o núcleo realiza acompanhamento contínuo por meio do Sistema de Cadastramento de Pessoas com Fissura Labial e Palatina, reforçando o compromisso da saúde pública estadual com o cuidado integral e humanizado.