Pernambuco é mais um estado a implementar o Projeto de Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente

Pernambuco é mais um estado a implementar o Projeto de Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente

 

Durante a segunda-feira (17/03) e terça-feira (18/03), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), realizam um workshop para a implantação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente, mais conhecido como Projeto NEGESP.

Um marco importante para a saúde estadual, Pernambuco foi o 10° Estado do Brasil a garantir a chegada do Núcleo, que tem como objetivo principal integrar as decisões da gestão de saúde, as evidências científicas e toda assistência em torno do paciente, tanto na parte estrutural das clínicas e hospitais, quanto nas práticas cotidianas essenciais durante consultas e cirurgias.

Para a Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, os profissionais de saúde vão ter o desafio conjunto de mudar a mentalidade atual de trabalho. “Temos o grande desafio de mudar a cultura pró segurança do paciente, algo extremamente necessário. Em dezembro, completo 35 anos de formada e acompanhei essa história se construir. Como médica no SUS, vivi uma época em que a segurança do paciente não existia. Não tinham técnicas de cirurgia segura, conferências ou legislação. A cultura era aleatória. Ao longo dos anos, mais intensamente nos últimos, temos trabalhado para construir uma nova cultura, de segurança, que fique no subconsciente coletivo dos profissionais de saúde. Nosso objetivo é que, daqui a 30 anos, a gente tenha uma cultura estabelecida porque, como profissionais, a gente tem a responsabilidade de prevenir eventos que sabemos que podem ocorrer”, salientou.

Entre os destaques do primeiro dia do encontro, estiveram a apresentação da experiência da rede Centro de Inteligência Estratégica da Gestão Estadual do SUS (Cieges/Conass) na modernização dos processos de gestão no SUS e o diagnóstico situacional da secretaria para a segurança do paciente.

Já nesta terça-feira (18/03), acontece uma oficina de planejamento, com a elaboração de estratégias para o NEGESP, definição de requisitos de monitoramento e validação de ações, prazos e responsáveis. Ainda na programação, representante do Conselho Nacional irá abordar temas como gestão da qualidade, análise de causa raiz e planejamento estratégico (PDSA).

Segundo a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP), Carla Ulhoa, destacou as esferas que devem abrenger a Segurança do Paciente.

“É importante salientar que a segurança do paciente dever ser vista com olhar político, estratégico e de gestão. Uma vez que o NEGESP tiver implementado na Secretaria, este deverá estar ligado com o gabinete da secretária e fazer interface com todos os departamentos para discutir indicadores, estratégias e ações especificas locais”, relatou.