Pesquisa sobre situação do Sistema Nacional de Auditoria avança com apoio de CIBs pelos estados

A participação de estados e municípios na pesquisa nacional (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco está avançando pelo país após a apresentação da Fiocruz em diversas reuniões de Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) pelo país.

Os estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo já receberam, desde agosto, durante suas reuniões representantes do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, área responsável pela pesquisa.

A apresentação da pesquisa nas CIBs tem se mostrado muito importantes para a participação dos municípios no questionário. Cerca de 60% dos respondentes vieram após as reuniões das Comissões.

O estado com maior número de respondentes é o Rio Grande do Sul, com 26% de resposta dos municípios, seguido por Espírito Santo (14%) e Rio de Janeiro (11%).

A pesquisa também é aplicada nas secretarias estaduais de saúde e 40% responderam ao questionário, com destaque para as regiões Sul e Nordeste.

A pesquisa

A pesquisa nacional (Re)Conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em foco é um projeto executado pelo Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília. O estudo tem patrocínio da Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS), do Ministério da Saúde. O objetivo principal da pesquisa é subsidiar novas estratégias de acompanhamento e fortalecimento da atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta visa promover a aplicação de boas práticas, de modo a contribuir de forma assertiva para o bom funcionamento da atividade de auditoria interna no âmbito do SUS e, consequentemente, para a melhoria da prestação dos serviços de saúde pública no Brasil. O estudo tem apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Fonte: Fiocruz Brasília