Piauí – Força da Saúde vai operar 200 crianças em Bom Jesus

A FES vai beneficiar pacientes de 24 cidades da região. A triagem dos pacientes aconteceu no final de janeiro.

 

Desde outubro de 2013, os profissionais da Força Estadual do SUS chegam aos municípios mais distantes do Piauí para realizar cirurgias em várias especialidades. A última cidade beneficiada foi Bom Jesus, localizada a 670 quilômetros de Teresina. Cerca de 200 cirurgias pediátricas devem ser realizadas durante todo o mês de março. Os trabalhos começaram no fim de semana, com intervenções cirúrgicas em 35 crianças. A FES vai beneficiar pacientes de 24 cidades da região. A triagem dos pacientes aconteceu no final de janeiro.

Para o coordenador do Projeto em Bom Jesus, médico pediatra, Edinaldo Miranda, o empenho da secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em disponibilizar todo a estrutura de translado e equipamentos modernos para os profissionais da FES colabora com a rapidez nos procedimentos cirúrgicos.

”Assim como em outras cidades por onde nós da Força já passamos, em Bom Jesus traremos também todo o tipo de material que é usado nos grandes centros de saúde. Aqui serão realizados de quinze em quinze dias cirúrgias pediátricas de pequeno e médio porte beneficiando assim pessoas carentes que não teriam condições de pagar por esses serviços”, enfatiza o médico.

Neste primeiro momento foram atendidas 35 crianças que durante o sábado e domingo passaram por cirurgias de fimose, hérnia umbilical, hérnia renal e hérnia gástrica.

Dona Eliene Lemos, mãe de Vinicius Lemos, de 12 anos, estava feliz por ter conseguido finalmente ver seu filho sendo operado. ”Esse projeto é uma coisa de Deus, pois nós que temos poucos recursos dificilmente conseguiríamos fazer essa cirúrgia. Estou aliviada porque agora meu filho vai ficar curado”, desabafou.

A Força Estadual do SUS é um projeto assinado por lei através de decreto do governo do Estado e atua nos municípios com profissionais concursados.

Márcio Sales/Sesapi
Por Adriano Magno
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074