Piauí – Fórum discute Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Cerca de 500 profissionais devem participar do fórum

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realiza, nos dias 24 e 25 de março, o primeiro Fórum estadual sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O objetivo do evento, que acontece no Diferencial Buffet, é discutir as diretrizes do Núcleo e qualificar os profissionais que atuam nessa política de apoio à Saúde da Família, implantada em 2008. Cerca de 500 profissionais devem participar do fórum.

De acordo com a coordenadora de Gestão da Atenção Básica, Luciana Sena, no último ano o número dos Nasf no Estado duplicou, por isso a necessidade do seminário. “Após a portaria que permite a todos os municípios a implantarem seus próprios núcleos, tivemos uma duplicação do número de núcleos no Estado, tornando necessário um evento maior para a capacitação dos profissionais envolvidos, como forma de acrescentar o trabalho que já desenvolvíamos antes, com as visitas in loco, no próprio município”, explica a coordenadora.

O evento contará com a participação de 500 profissionais envolvidos diretamente com o Nasf e atenção básica, bem como coordenadores e equipe multiprofissional de estratégia saúde da família. O Nasf atua no apoio a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas na rede de serviços bem como na resolutividade, abrangência e alvo das ações.

“Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais”, afirma a coordenadora.

Por Flalrreta Alves

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br