Piauí – HGV será avaliado segundo padrões internacionais

O hospital passa por um processo de acreditação hospitalar

O diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Carlos Iglézias, se reuniu com técnicos do hospital para apresentar os indicadores que serão avaliados pelo hospital alemão Osvaldo Cruz, instituição que está acompanhando o HGV no processo de acreditação hospitalar. O HGV será o Primeiro hospital público no Piauí a ser avaliado dentro dos padrões e das exigências do Manual de Acreditação Hospitalar da Joint Commission International (JCI).

Carlos Iglézias explica que avaliar através de indicadores valoriza a gestão hospitalar por tratar-se de uma poderosa ferramenta para qualificar e quantificar falhas nos diferentes processos, bem como, auxiliar na implantação de medidas preventivas e corretivas, além de apontar a eficácia das ações
tomadas.

Foram definidos 31 indicadores, sendo alguns focados aos aspectos administrativos e outros relacionados ao processo do cuidado ao paciente. Para os indicadores que serão avaliados pela JCI foram estabelecidas metas a serem alcançadas pelo HGV para que o hospital possa avançar no processo de segurança e qualidade de atendimento ao paciente.

Para a coordenadora da Gestão de Qualidade doo HGV, Susane Castro, um exemplo é a necessidade de se ter no prontuário dos pacientes um resumo atualizado de todos os diagnósticos, procedimentos e medicamentos em uso. “para uma melhor segurança tanto do paciente quanto do profissional”, afirma.

Para Iglézias, a incorporação desta cultura às demais áreas da instituição só trará benefícios. Vários eventos adversos já são monitorados pela instituição como quedas, erros e quase erros de medicação. “A partir de agora, será necessário qualificar a gravidade destes eventos. Estamos avançando nesse processo e nenhum funcionário pode ficar de fora. Contamos com a participação e o empenho de todos, pois isso vai refletir em uma melhor assistência ao paciente dentro de padrões internacionais”, comentou.