Piauí – Samu Aéreo é acionado pela primeira para atendimento em Corrente

O paciente é uma garota de 19 anos, vitima de um acidente de trânsito

O Samu Aéreo, implantado pelo Governo do Piauí na semana passada, foi acionado nesta terça-feira (04) pela primeira vez. O chamado partiu do Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, em Corrente. O paciente é uma garota de 19 anos, vitima de um acidente de trânsito.

De acordo com a diretora do hospital, Samara Sá, a vítima estava em uma moto que se chocou com um carro de passeio. “Ela foi atendida pela médica plantonista doutora Mara Ticiane Xavier. Foi diagnosticada com Traumatismo Crânio Encefálico”, afirmou.
A jovem, segundo a diretora, possui escoriações por todo o corpo. “O capacete não estava afivelado, o que pode ter causado uma fratura no maxilar”, ressaltou. A paciente, que está estabilizada, foi atendida ainda pelo diretor clínico Jean Carlos Félix.

O avião, tipo Seneca, é equipado com desfibrilador automático, oxímetro de pulso, Ked para imobilização da coluna cervical, talas de imobilização, colares cervicais, pranchas com imobilizadores laterais, além de cardioversor, ventilador mecânico com monitor cardíaco, bomba de infusão, Sonar (para detecção dos batimentos cardio fetais) e incubadora de transporte.

Pacientes com traumatismo crânio encefálico, trauma abdominal, torácico, raquimedular ou acometidos com infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou em uso de respiração mecânica, além de bebês prematuros e gestantes de alto risco, se enquadram no atendimento do SAMU Aéreo.

Hérlon Moraes/Sesapi O
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074