Piauí – Sesapi inicia atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental

A programação teve início no Hospital Areolino de Abreu (HAA)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deu início nesta segunda-feira (07), a uma programação de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. Com o tema “Saúde Mental: Um direito de Todos”, a programação teve início no Hospital Areolino de Abreu. Uma missa em ação de graças que envolveu pacientes, familiares e servidores do HAA marcou a abertura solene. Durante toda a manhã cerca de 100 dos 160 internos também participaram de palestras, atividades lúdicas e terapias ocupacionais.

Ainda no HAA, no dia 8, terça-feira, a programação segue com uma partida de futebol entre pacientes e funcionários do HAA. Para as mulheres será ofertado um dia especial de beleza, com serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure. Já no dia 09, os pacientes farão um passeio ao Parque Potycabana. No dia 10 acontece escovação dentaria, exposição de telas e apresentações musicais. A programação será encerrada dia 11 com a inauguração do Serviço de Fisioterapia ambulatorial e apresentação da banda Três contigo.

A diretora administrativa do Hospital Areolino de Abreu, Maria do Socorro, explica que a programação foi pensada para chamar a atenção da sociedade para a questão da saúde mental. “Nosso objetivo é eliminar o preconceito social com os portadores de transtornos mentais e ao mesmo tempo mostrar para a sociedade que essas pessoas são produtivas, que há uma grande produção cultural a
partir do trabalho delas”, disse a diretora.

Visita Residência Terapêutica – No dia 10 de outubro, às 7h, o secretário de saúde Ernani Maia visita a Residência Terapêutica do Bairro Vermelha, localizada na Rua 13 de Maio, nº 2270. À noite, a partir das 18h30, haverá a roda de conversa: vozes da saúde mental, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, bairro São Pedro.

No dia 18 de outubro será realizado ás 8h, no Diferencial Buffet, bairro Ilhotas, o Encontro Estadual de Usuários, Familiares e Profissionais de Saúde Mental. Para encerrar as atividades, nos dias 24 e 25 de outubro, de 08h hrs às 17h, uma qualificação em álcool, crack e outras drogas para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, no auditório da Fiepi.

Foto:
Adriano Magno/Sesapi

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074