Piauí – Sesapi inicia inscrições de profissionais para a Força Estadual da Saúde

A primeira ação está prevista para os dias 24 e 25 de outubro no município de Floriano.

A Secretaria de Estado da Saúde deu inicio hoje, as inscrições para profissionais da área de saúde do Estado que tem interesse em participar da Força Estadual do SUS (FES-SUS). A primeira ação está prevista para os dias 24 e 25 de outubro no município de Floriano.

Para baixar a ficha de inscrição e ter acesso aos documentos que regulamentam a FES-SUS, o servidor deve acessar o site www.saude.pi.gov.br e clicar na logomarca da FES.

A Força Estadual da Saúde foi criada pelo Decreto 15.304, de 13 de agosto de 2013. É um programa de cooperação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que tem como objetivo a prevenção de fatores de risco, doenças e agravos de relevância epidemiológica, prestação de assistência  médica, odontológica e psicológicas a populações desassistidas, bem como a implantação sanitárias em situações onde esteja caracterizada a situação de risco à saúde pública.

É uma ação permanente onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, urologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior.

“Estamos discutindo esse trabalho há seis meses para tentar minimizar a falta de profissionais no interior. A Força Estadual da Saúde vai trabalhar em regiões que estejam desassistidas”, afirma o secretário de saúde, Ernani Maia.

Ernani conta ainda que a Força terá, ainda, um papel de ensino e aprendizagem. “Teremos um convênio com a UESPI, através da Facime, onde poderão estar os preceptores com os residentes, os acadêmicos e os médicos efetivos do estado nos locais onde tem desassistência”, afirma o gestor.


Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074