Piauí – Sesapi reúne áreas técnicas para discutir distribuição da vacina contra HPV

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero, passa a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 10 de março, para meninas de 11 a 13 anos de idade. No Piauí, a estratégia de vacinação nas unidades da rede pública e nas escolas será apresentada aos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (29), às 08h, no auditório do CEREST, pela coordenação estadual de Imunização.

Além dos técnicos da área de Imunização, os profissionais da coordenação de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente participarão do cronograma que deverá ser apresentado aos gestores das áreas da educação e saúde de todos os municípios piauienses. Para orientar essa mobilização, já foi distribuído um informe técnico aos estados e municípios e, em fevereiro, inicia a capacitação à distância aos profissionais de saúde e professores.

“Nesta primeira etapa a prioridade do Ministério da Saúde é que possamos alcançar as meninas de 11 a 13 anos. Através das escolas, o que se pretende é a prevenção do câncer do colo do Útero, já que essa vacina tem o poder de inibir a doença e, por isso, a Sesapi vem se empenhando desde o início do ano para conseguirmos chegar, através de ações bem planejadas, em todos os municípios”, disse a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi, Rosa Laura.

A vacina estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. O Ministério da Saúde, no entanto, está incentivando as secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas.
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e em 2016 às meninas


Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074