Piauí – Técnico do CBA visita centro-cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas

A visita faz parte do processo de melhoria da qualidade e segurança, assegurados pela Acreditação

O educador do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Antônio Jorge, visitou hoje (12) o centro-cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para verificar a estrutura física do local. A visita faz parte do processo de melhoria da qualidade e segurança dos processos de trabalho que o HGV está adquirindo, tendo em vista a certificação da Acreditação.

Para o técnico do CBA, a visita objetivou avaliar o centro-cirúrgico do HGV segundo o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, destacando os principais pontos fortes, principais não-conformidades e o nível de classificação do setor, segundo padrões internacionais de segurança e qualidade.

Segundo o diretor-geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão, a Acreditação Hospitalar é uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. “Esse programa busca garantir uma assistência de excelência, comparando às práticas existentes com padrões previamente estabelecidos, os quais levam em consideração a legislação vigente, boas práticas reconhecidas na área assistencial e ferramentas de gestão da qualidade”, explicou.

Antônio Jorge explica que muitas são as vantagens de uma organização que adere ao processo de Acreditação, entre elas, maior segurança nos processos assistenciais, diagnóstico completo com identificação de pontos a desenvolver, capacitação da equipe assistencial, maior cooperação interna e distinção pública perante outras organizações.

Os principais pontos avaliados no centro-cirúrgico foram o corpo técnico  habilitado e capacitado,  adequada estrutura física, existência de processo de identificação do paciente e riscos do paciente,  existência de canais de comunicação efetiva com o paciente, processo de manutenção preventiva e atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

No caso do HGV, a certificação será concedida pela Join Commition International (JCI), que segue rígidos padrões internacionais de segurança e qualidade.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074