Planifica SUS chega a segunda etapa de oficinas com resultados positivos e melhoria nas unidades

Estratégia de organização de processo de trabalho, o Planifica SUS chega ao segundo mês de qualificação com resultados positivos e melhoria nas unidades laboratoriais. Nesta segunda-feira (02), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou workshop nos municípios pólo do projeto, com apresentação de relato de experiência da etapa passada.

De acordo com uma das facilitadoras e técnica da SES, Roseanny Marques, a agenda segue até a terça-feira (03) e nela será discutido e avaliado tudo o que está sendo operacionalizado nas unidades laboratoriais desde o último encontro. “Essas unidades foram escolhidas como modelo para a implantação do PlanificaSUS. Essa estratégia serve para organizar o fluxo do trabalho que, de fato, pode gerar resultados positivos no decorrer do curso. Temos um ano para desenvolver o projeto. Em cada workshop desenvolvemos planos de ações para serem aplicadas nas unidades, para melhorar os indicativos”, explica.

O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e que tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS. Ao todo, são 11 municípios participando da qualificação com oficinas de preparação no modelo de Ensino à Distância (EAD) e seis encontros presenciais.

Com melhorias no fluxo organizacional do trabalho, o município de Jacaraú já conseguiu aplicar algumas ações planejadas na oficina anterior. De acordo com Roseanny, o território já conseguiu fazer uma série de mudanças na estrutura física, por exemplo, para melhorar a ambiência e oferecer mais conforto e qualidade no atendimento da unidade.

“A visibilidade dessa unidade tem aumentado. A instrumentalização do processo de trabalho também, como a atualização de cadastro das famílias, e a partir daí desenvolver todos os fluxos organizacionais para a continuidade desse projeto”, observa.

O secretário e Saúde de Jacaraú, Hermano Cruz, reforça que o PlanificaSUS só veio engrandecer o trabalho que a gestão faz no município, treinando e qualificando os profissionais. “Já percebemos diferença ana parte de planejamento. Conseguimos implantar ações que antes não fazíamos. A mudança é pouca pois ainda estamos no segundo workshop, mas temos uma perspectiva de melhorar ainda mais esse panorama do conhecimento e procedimento dos profissionais. O Planifica SUS só veio somar para o nosso município, para termos uma saúde pública mais qualificada”, pontua.

Participante da oficina, o agente comunitário de Jacarú, José Alberto, mostrou satisfação e realização por estar recebendo o treinamento. Ele afirma que o PlanificaSUS está trazendo novas para a saúde do município e isso ajuda a equipe a crescer. “A saúde necessita sim de uma melhoria e a qualificação do projeto vai trazer isso para Jacaraú. Já notamos o início de uma melhoria. Já estamos colocando em prática tudo que estamos absorvendo do Planifica”, conclui.

O projeto PlanificaSUS acontece até dezembro de 2020 com oficinas preparatórias, workshops e ações a serem realizadas nas unidades laboratório dos municípios da 14° Região de Saúde.

Texto e foto: Ascom SES/PB