Planifica SUS reúne representantes municipais e atores em saúde

Mais uma rodada de atividades do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS) movimentou os municípios de Belo Jardim e Caruaru no final do mês de março. O projeto, que faz parte do Projeto ProadiSUS denominado “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde”, visa à qualificação e integração das redes de Atenção Primária e Especializada. Durante os dias 21 e 25 de março, secretários de saúde municipal e equipes dos oito municípios pertencentes a VIII Microrregião, representantes da UPAEs Caruaru e Belo Jardim, além de gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e da Gerência Regional de Saúde (Geres) se reuniram para realização de oficinas tutoriais – pertencentes a 6ª etapa do Planifica SUS -, e reuniões técnicas para implantação do novo modelo de atenção as condições de saúde crônicas, especialmente para pacientes com diagnóstico de hipertensão e diabetes.

O Planifica SUS em Pernambuco é monitorado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e conta também com a parceria do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

“Foi uma semana intensa, com a realização de diversas reuniões, encontros e movimentos relativos ao Projeto Planifica SUS, com envolvimento maciço dos envolvidos, incluindo os secretários de saúde, numa integração importante entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). A região está próxima de implantar um novo modelo de atenção as condições de saúde crônicas para hipertensão e diabetes para melhorar a qualidade de vida dos portadores dessas doenças, com reorganização da rede de atenção e dos processos de trabalho das equipes da APS e da AAE”, destacou a Consultora em Gestão do Hospital Israelita Albert Einstein em Pernambuco, Gilcilene Pretta Cani.

Durante os cinco dias de atividades, foram realizadas nove reuniões com envolvimento direto de 200 pessoas, entre profissionais de saúde, tutores e referências técnicas do PlanificaSUS da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada, gestores, apoiadores e consultores.

Fonte: SES/PE