Planificação da Atenção à Saúde é lançada em Arcoverde

Governadora, Raquel Lyra e autoridades

Autoridades do governo de Pernambuco, do Conselho Nacional de Secretários de  Saúde (Conass), da Associação Umane e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Ministério da Saúde, Vetor Brasil, Cosems/PE, prefeitos, vice prefeitos, vereadores, Secretários municipais de saúde e várias lideranças locais, além da Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco e toda equipe dirigente da SES/PE, estiveram reunidos nesta segunda-feira (15), para o lançamento da Planificação da Atenção à Saúde na Macrorregião III – Sertão de Pernambuco, que engloba as regiões de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados do Ingazeira.

Para a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, fortalecer a Planificação trata-se de organizar o cuidado da saúde da população. Segundo ela,  implantar as redes de atenção integradas à saúde na Macrorregião Sertão cumpre o princípio da equidade, com o propósito de melhorar o acesso e fortalecer o cuidado integral e longitudinal da saúde desses usuários. “Estamos trabalhando para que todos tenham assistência e para garantir mais saúde com qualidade. Temos que trabalhar para aqueles que não conseguem ser ouvidos diariamente, é por eles que temos que fazer a atenção básica funcionar”, reforçou Lyra.

Secretária de Saúde PE, Zilda Cavalcanti

Durante o evento, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que uma das suas principais missões frente à Secretaria Estadual de Pernambuco (SES), é fortalecer a Planificação e os profissionais de saúde. “Os profissionais da Atenção Primária fazem toda diferença na saúde da população, é por meio deles que construímos uma saúde de qualidade, por isso, eles merecem todo nosso apoio e nosso cuidado”, disse ela. Além disso, Zilda destacou que as parcerias com o Conass, Umane e Opas são essenciais para que esse projeto aconteça.

Secretário Executivo do Conass, Jurandi Frutuoso

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, destacou que o projeto é desenvolvido pelo Conselho em todo Brasil e vem trazendo inovação. “É preciso ter coragem para fazer esse processo que é complexo e significa também entender que se não houver colaboração entre todos os atores envolvidos, não teremos um Sistema Único de Saúde (SUS) de sucesso e com uma rede de atenção fortalecida”, falou.

Já o papel da Umane, segundo a subintendente da Associação,Thais Junqueira, é fazer ações para melhoria na saúde pública no âmbito do SUS, na saúde materna infantil a partir da APS. “Uma das primeiras ações que realizamos foi o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde. Esse conhecimento é enriquecedor para que haja um aprimoramento do sistema de saúde em parceria com estados e municípios”, disse.

Ariel Karolinski Coordenador da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida da Opas/OMS, também reforçou que no Brasil a regionalização é a entrada do SUS. Para ele, para garantir a diminuição da mortalidade materna e infantil é fundamental fortalecer a APS,. “Temos que garantir a qualidade para as gestantes e recém–nascidos, melhorando os serviços de atenção individual em diferentes setores e buscar soluções que garantam a resolutividade do SUS”, afirmou.

Em seguida, o consultor do Conass, Eugênio Vilaça, fez uma conferência sobre as Redes de Atenção à Saúde e sua organização, finalizando com a apresentação da SES/PE do desenho do Planifica PE no estado.

A Planificação se propõe a organizar o cuidado da saúde da população, com foco na saúde das mulheres gestantes, crianças e pessoas com hipertensão e diabetes. Sabidamente, a saúde desses grupos populacionais é também determinada pelos riscos e vulnerabilidades relacionadas às condições de vida, escolaridade e acesso aos serviços. A parceria estabelecida entre a SES-PE, Conass, a Associação Umane e Opas, em prol dos municípios do estado de Pernambuco abre uma grande oportunidade de inovação no cuidado da saúde da população, construindo um modelo pioneiro de implantação da Planificação, que envolve não só as unidades básicas de saúde, como também a atenção ambulatorial especializada, a assistência hospitalar, cuidados paliativos e regulação.

Ascom Conass

ascom@conas.org.br

(61) 3222-3000