Planificação da Atenção Primária à Saúde triplica o número de atendimentos em Balsas/MA

Luís Flávio de Lima Coelho foi recebido pelo secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso

O processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde do CONASS, iniciado há 3 meses no município de Balsas/MA, gerou aumento no número de atendimentos diários. É o que afirma o secretário municipal de saúde, Luís Flávio de Lima Coelho, em uma visita à sede do CONASS, nesta quinta-feira (24), em Brasília. “Tínhamos várias unidades sem médicos. Agora todas contam com esses profissionais em uma equipe completa e a média, que em 2015 era de 5 consultas diárias por médico, passou para cerca de 25 consultas por profissional/dia, após o início da planificação. A população já começa a sentir o resultado”, comemorou.

O gestor contou que soube do projeto de planificação do CONASS por meio de um convite da Opas/OMS para conhecer a finalização do projeto em Caxias, também no Maranhão. “Gostei muito do resultado e a partir de então fizemos todo um trabalho para implantá-lo também no nosso município”.

Entre os desafios enfrentados, Coelho falou sobre a questão administrativa e financeira. “Esse processo exige de nós um certo suporte e isso gera todo um custo também em relação à infraestrutura, à aquisição de medicamentos etc.”.

O secretário observou ainda que o convencimento, tanto dos profissionais, como da população, também foi um desafio enfrentado. “A adesão dos profissionais e dos usuários não foi fácil no começo, o que é natural, porque toda mudança gera reação, mas à medida que os resultados foram surgindo e a própria organização do sistema melhorou o funcionamento do trabalho e viabilizou melhor atendimento, todos os envolvidos diminuíram essa resistência, aderiram e acreditaram no avanço proporcionado pelo projeto”, finalizou.