PMAQ: começa a contagem regressiva para o fim do prazo de adesão

A poucos dias do encerramento do prazo de adesão ao PMAQ, que vai até 30 de novembro, este é o momento para que gestores se reúnam com as equipes e decidam acerca da participação no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
De acordo com o Painel de Adesões, disponível em http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/pmaq_relatorio/relatorio/adesaopmaq, até o final da manhã desta quarta-feira (18), quase 18 mil equipes AB já foram recontratualizadas, sendo 13.489 com saúde bucal. Há 5.793 novas equipes querendo participar do programa e 2.723 NASF sendo ranqueados. Entre os estados com maior porcentagem de adesões destacam-se: Acre, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
Vale ressaltar que, como qualquer outro sistema de adesão/inscrição por via eletrônica, é bom não deixar para fazer a adesão na última hora, sob risco de sobrecarga na rede.

e-SUS AB
Na tarde desta terça-feira (17), o coordenador-geral de Avaliação e Monitoramento do Departamento de Atenção Básica (CGAA/DAB), Allan Nuno, participou de uma WebTV promovida pelo DAB, na qual respondeu a diversas perguntas dos espectadores. Um dos assuntos que despertou grande interesse foi o uso do e-SUS AB para a avaliação do PMAQ. Allan ressaltou que os indicadores do 3° Ciclo serão avaliados com base nos dados informados no e-SUS AB e aqueles municípios que ainda não possuem a estratégia devem implantá-la até 31 de dezembro de 2015. Os munícipios que usam um sistema próprio devem atentar para a utilização da tecnologia Thrift para transmitir seus dados para o banco nacional do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB). A gravação completa pode ser acessada em: http://youtu.be/Hq-5AFDrqS0

Núcleo de Educomunicação do Departamento de Atenção Básica/SAS/MS
Coordenação Geral de Áreas Técnicas/DAB/SAS/MS
(61)3315-9027